Sexta-feira, Junho 21, 2024
21.7 C
Braga
RegiãoBarcelosDesfile “O Castelo de Faria na Idade Média” mobilizou 400 alunos de...

Desfile “O Castelo de Faria na Idade Média” mobilizou 400 alunos de Barcelos

© CM Barcelos

No âmbito das comemorações dos “650 anos do Feito dos Alcaides de Faria”, decorreu, esta tarde, em Barcelos, o grande desfile “O Castelo de Faria na Idade Média”, no qual participaram cerca de 400 alunos e professores dos Agrupamentos das Escolas Rosa Ramalho e Alcaides de Faria.

Também hoje, nos Paços do Concelho, foram entregues diplomas aos alunos do 2º Ciclo das escolas básicas de Fragoso, Rosa Ramalho e Gonçalo Nunes, que participaram no projeto “Um documento – Uma história” com trabalhos elaborados sobre um documento do Arquivo Histórico, relativos ao Feito dos Alcaides de Faria. Além dos diplomas, às escolas que apresentaram os três melhores trabalhos vai ser oferecido um Kit de livros e um cheque-prenda de material escolar, no valor de 150 euros.

As iniciativas desenvolvidas hoje fazem parte do programa promovido pelo Município de Barcelos para assinalar os “650 anos do Feito dos Alcaides de Faria” e que tem já, no próximo sábado, a respetiva Sessão Solene nos Paços do Concelho, que reunirá, entre outros, a Comissão de Honra e a Comissão Executiva. O dia culmina com a visita encenada, nas ruínas do Castelo de Faria, pelas 17:30.

Mais tarde, de 6 a 8 de outubro, ao longo desses dias, também no Castelo de Faria, vão realizar-se diversas oficinas alusivas à época, e haverá recriações e animação temáticas.

De 26 a 28 de outubro, avançará o Seminário “os Alcaides de Faria na génese do concelho de Barcelos”, dedicado a dois públicos distintos, em dois palcos diferentes: no edifício dos Paços do Concelho, uma sessão mais vocacionada para investigadores e outros públicos interessados, e uma sessão mais vocacionada para estudantes, na escola Alcaides de Faria.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES