Quarta-feira, Junho 12, 2024
25.1 C
Braga
ReportagemDescentrar regressa a 16 freguesias de Braga com eventos culturais gratuitos

Descentrar regressa a 16 freguesias de Braga com eventos culturais gratuitos

© Sandra Catarina Antunes

Braga volta a promover eventos culturais nas freguesias do concelho com mais um “Descentrar”. O programa para o ano 2023 foi apresentado esta terça-feira, na sede da Junta de Gondizalves, numa conferência que juntou os autarcas das freguesias aderentes.

O “Descentrar” irá levar mais de 30 espetáculos e iniciativas culturais gratuitas a 16 freguesias ao longo de 10 meses.

O programa cultural arranca no dia 11 de fevereiro, na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves. O Descentrar terá início às 16:00, no auditório da Junta de Gondizalves, com a peça de teatro “L’Ventosa” pela Malad’arte. Segue-se às 17:00, na Igreja Paroquial de Ferreiros, com o concerto “British Music for Strings”, pela Orquestra Filarmónica de Braga.

De acordo com Sílvia Faria, chefe da Divisão da Cultura do Município de Braga, o “Descentrar” volta a promover o acesso à cultura para todos. “Para 2023 será implementado um ciclo de programação entre fevereiro e dezembro, promovendo o acesso à cultura em todo o território do concelho com uma oportunidade de ver a cultura acontecer”, disse.

A chefe da Divisão da Cultura referiu que o programa pretende “qualificar as experiências e as visitas ao território, diversificar a oferta cultural, potenciar novos fatores de visita, melhorar a perceção que as comunidades locais têm sobre o valor dos recursos patrimoniais da sua própria freguesia e do espaço onde habitam, assim como qualificar o trabalho e as práticas artísticas dos agentes locais”.

Por sua vez, Ana Ferreira, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara de Braga, falou que o “Descentrar” irá estender-se até 9 de dezembro. “Esperamos que seja uma programação interessante e que divulguem junto dos vossos cidadãos para que possamos ter cada vez mais pessoas a participar nas atividades porque nós queremos trazer cada vez mais cultura a todo o território”, sustentou.

Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, afirmou que o “Descentrar” 2023 vai permitir dar continuidade a um ciclo de programação cultural em rede. “O programa volta a decorrer ao longo do ano em várias freguesias do nosso concelho, aproximando, assim, a cultura dos cidadãos, e os cidadãos do desenvolvimento do seu pleno potencial educativo, pensando nos mais variados públicos e numa perspetiva de educação ao longo da vida, poiscultura é tudo o que fica depois de se esquecer o que foi aprendido”, salientou a presidente.

A autarca lançou o repto aos cidadãos de outras freguesias para se deslocarem a Ferreiros e Gondizalves para participarem nas atividades culturais. “Convido todos, não só os ferreirenses e gondizalvenses, mas a comunidade bracarense a estar presente nesta oferta cultural que iremos proporcionar”, convidou Carolina Teixeira.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, presente na apresentação do programa, falou da importância de levar esta iniciativa às diversas freguesias do concelho para dar a conhecer melhor o território bracarense. “Além dos espetáculos, juntamos sempre, neste programa, visitas ao património cultural ou natural das freguesias e uma série de outras atividades complementares que servem também dar a conhecer neste programa”, disse o edil.

Para o presidente da Câmara Municipal, é fundamental “dar a conhecer o nosso território e usar a cultura como veículo de aproximação da nossa população”.

Gabriela Silva, secretária da União de Ferreiros e Gondizalves, e Raúl Gomes, tesoureiro, marcaram também presença na apresentação do programa “Descentrar”.

Calendário

  • 11 de fevereiro – Ferreiros e Gondizalves
  • 18 de fevereiro – Merelim São Pedro e Frossos
  • 04 de março – Priscos
  • 25 de março – Cabreiros e Passos São Julião
  • 15 de abril – Celeirós, Aveleda e Vimieiro
  • 22 de abril – Sobreposta
  • 06 de maio – Crespos e Pousada
  • 10 de junho – Ruílhe
  • 08 de julho – Adaúfe
  • 23 de julho – Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães
  • 16 de setembro – Espinho
  • 07 de outubro – Lomar e Arcos
  • 14 de outubro – Lamas
  • 25 de novembro – Vilaça e Fradelos
  • 02 de dezembro – Morreira e Trandeiras
  • 09 de dezembro – Nogueira e Fraião

O programa completo da nova edição do “Descentrar” está disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES