Terça-feira, Novembro 29, 2022
13.4 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoDavid Fonseca, Soraia Chaves, Tiago Bettencourt e Joaquim de Almeida no Ymotion de...

David Fonseca, Soraia Chaves, Tiago Bettencourt e Joaquim de Almeida no Ymotion de Famalicão

© Filipe Ferreira / O Último Animal / Tiago Bettencourt / Soraia Chaves

David Fonseca, Soraia Chaves, Tiago Bettencourt e Joaquim de Almeida vão marcar presença no Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão que acontece de 21 a 26 de novembro. O evento irá decorrer na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos em Seide, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e na Fundação Castro Alves em Bairro com entrada livre.

Este ano, a noite de encerramento da 8.ª edição do Ymotion, a 26 de novembro, arranca com a atuação do músico e cinéfilo, David Fonseca, a partir das 21:30, no Centro de Estudos Camilianos, que vai apresentar músicas do seu mais recente álbum, ‘Living Room Bohemian Apocalypse’, lançado no passado mês de junho. Nesta noite também será feita uma homenagem à atriz Soraia Chaves, cuja estreia no cinema remonta a 2005 no papel de ‘Amélia’, protagonista no filme ‘O Crime do Padre Amaro’ (2005).

Para além destes momentos, na noite de encerramento do festival também serão entregues os prémios da competição de curtas-metragens do Ymotion a jovens realizadores portugueses, com destaque para o ‘Grande Prémio Joaquim de Almeida’. Encontram-se em competição cerca de 40 curtas-metragens, que vão ser exibidas de 21 a 24 de novembro, em duas sessões diárias, às 15:00 e às 21:30, na Casa da Juventude, culminando com a atribuição dos prémios no dia 26.

De referir que, também no dia 26 de novembro, o músico e cineasta, Tiago Bettencourt, vai apresentar, em primeira mão, as primeiras imagens do filme ‘Tiago Bettencourt – O Outro Lado do Eclipse’, um objeto musical realizado pelo próprio músico sobre o impacto que a pandemia teve na sua carreira. A apresentação vai ter lugar na Fundação Castro Alves, pelas 17:00.

Também em destaque na semana principal do festival estará a antestreia do novo filme do realizador Leonel Vieira, ‘O Último Animal’ (2022), protagonizado por Joaquim de Almeida, marcada para dia 25 de novembro, às 21:30, na Casa das Artes de Famalicão, com a presença do ator.

Ainda antes desta antestreia, no Centro de Estudos Camilianos, pelas 15:00, será apresentado o ‘Novíssimo Cinema Português’, que vai abordar o casting no cinema português, e que conta com a presença da atriz Beatriz Godinho, protagonista da série ‘Cuba Libre’(2022), e de Carla Quelhas, agente do departamento de atores da Elite, que estarão à conversa com o comissário do festival, Rui Pedro Tendinha. 

Recorde-se que o YMotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade. Na edição de 2021, a competição recebeu mais de 250 curtas-metragens, sendo que o ‘Grande Prémio Joaquim de Almeida’ foi atribuído ao realizador Pedro Peralta pelo seu filme ‘Noite Perpétua’ (2020).

Para mais informações consulte aqui.

Programa

21 a 24 de novembro:

  • 15:00 e 21:30 – Sessões Competitivas Ymotion 2022 na Casa da Juventude.

25 de novembro (sexta-feira):

  • 15:00 – Novíssimo Cinema Português, por Rui Tendinha, com a presença de Carla Quelhas, da Elitte Actors, e da atriz Beatriz Godinho no Centro de Estudos Camilianos, Seide;
  • 21:30 – Antestreia Nacional do filme “O Último Animal”, de Leonel Vieira, com a presença do ator Joaquim de Almeida no Pequeno Auditório – Casa das Artes de Famalicão;
  • 22:30 – Intervenção Musical, por jovens músicos famalicenses, com enfoque no cinema de animação no Café Concerto – Casa das Artes de Famalicão.

26 de novembro (sábado):

  • 16:00 – Sessão Especial Fora de Competição, “A Corrida Mais Difícil do Mundo”, de João Sá na Fundação Castro Alves, Bairro;
  • 17:00 – Apresentação das Primeiras Imagens do filme “Tiago Bettencourt – O Outro Lado do Eclipse”, com a presença do músico no Centro de Estudos Camilianos, Seide;
  • 21:30 – Atuação de David Fonseca; SESSÃO DE ENCERRAMENTO E ENTREGA DE PRÉMIOS YMOTION 2022; HOMENAGEM à atriz Soraia Chaves no Centro de Estudos Camilianos, Seide; 
  • 23:59 – After Party no Classe Bar.

Entrada livre em todos os eventos – limitada à capacidade de cada espaço.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS