Sábado, Abril 20, 2024
16.9 C
Braga
AtualidadeSismosCruz Vermelha Portuguesa inicia angariação de fundos para ajudar população de Marrocos

Cruz Vermelha Portuguesa inicia angariação de fundos para ajudar população de Marrocos

DR

A Cruz Vermelha Portuguesa iniciou uma campanha de angariação de fundos para apoiar as populações afetadas pelo terramoto em Marrocos.

Esta campanha decorre através de MBWAY ou de transferência bancária e vem na sequência do apelo humanitário realizado pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC, na sigla em inglês). A organização estima serem necessários 100 milhões de francos suíços (cerca de 105 milhões de euros) para dar resposta às necessidades mais urgentes, que neste momento incluem água potável, alimentos e abrigo.

De acordo com o apelo do IFRC, que tem equipas a fazer a avaliação no terreno desde a primeira hora, prestando primeiros socorros e apoio psicossocial, ajudando a transportar feridos para os hospitais e evacuando pessoas de edifícios danificados, o valor angariado vai permitir também apoiar a medio-prazo as populações afetadas, garantindo-lhes condições sanitárias, alimentação, proteção e abrigo. Segundo a IFRC, as necessidades no terreno irão aumentar nos próximos dias e semanas.

Apoio a sobreviventes é uma maratona que durará meses

“Há urgência no resgate de sobreviventes e uma articulação para resposta a necessidades temporárias de curto e médio prazo, nomeadamente o acesso a água potável, abrigo, bens de primeira necessidade, saúde, meios de subsistência, saneamento e higiene. Esta resposta de emergência é uma maratona, não uma corrida de velocidade: as pessoas afetadas pelo terramoto necessitarão de apoio durante as próximas semanas e meses. Esta angariação de fundos da CVP vai permitir às equipas do Crescente Vermelho, que estão em quatro províncias de Marrocos, apoiarem com soluções efetivas as populações”, refere António Saraiva, presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.

Mais informações sobre a campanha de angariação no site da CVP.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES