Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
11.6 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosCristina Branco atua no Theatro Gil Vicente

Cristina Branco atua no Theatro Gil Vicente

Cristina Branco

Com 25 anos de carreira, 17 discos e inúmeros concertos dados por todo o mundo, Cristina Branco é a fadista que vai atuar no próximo sábado – Dia Internacional da Música – pelas 21:30, na sala de espetáculos do Theatro Gil Vicente, em Barcelos.  

“Inicia o seu percurso na Holanda, onde grava Cristina Branco in Holland (Live) (1997), álbum que acaba por transformar-se num sucesso naquele país. Nos anos seguintes, o nome de Cristina ressoa pela Europa, com datas esgotadas em inúmeras cidades. Murmúrios (1998) e Post-Scriptum (2000) reforçam o sucesso do primeiro trabalho e Cristina é galardoada com dois Prix Choc, os prestigiados prémios da revista Le Monde de La Musique.

Não obstante o sucesso fora de portas, é apenas com Sensus (2003) e Ulisses (2005), que Cristina Branco começa a ser aclamada em Portugal. As comparações com Amália Rodrigues são inevitáveis. Seguem-se Abril (2007), Kronos (2009) e o icónico Não há só Tangos em Paris (2011), disco que conta com a colaboração com autores como Mário Laginha e Carlos Tê e que prenuncia uma fase de rejuvenescimento artístico que chegaria com Menina.

Considerado o Melhor Disco do Ano pela SPA, Menina (2016) é o primeiro capítulo de uma trilogia onde se incluem os joviais Branco (2018) e Eva (2020), discos em que Cristina Branco desenha colaborações inusitadas, que atravessam estilos, culturas e geografias.

Eva, editado em 2020, é um álbum rico e que nos revela a profundidade de Cristina Branco em dez canções íntimas e inéditas. Encontramos nas histórias de Eva Haussman, a protagonista do disco, o mote para o trabalho mais pessoal da cantora.

Em 2022, Cristina Branco editou Amoras numa Tarde de Outono, novo álbum em colaboração com o pianista João Paulo Esteves da Silva, e embarcou numa extensa digressão de celebração do seu 25.º aniversário de carreira, que tem acumulado datas esgotadas em países como Portugal, Alemanha, Suíça, Itália, Bélgica, Holanda e França, e que chega agora ao palco do Theatro Gil Vicente.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS