Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioReportagemCrianças de Braga mantêm viva a lenda do Milagre da Fruta de...

Crianças de Braga mantêm viva a lenda do Milagre da Fruta de São Geraldo

© Sandra Antunes

Braga celebra hoje o dia de São Geraldo, padroeiro da cidade. Como tem sido tradição ao longo dos anos, as crianças do 1.º ciclo da Escola Básica da Sé recriaram, na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, na Sé Catedral, o “Milagre da Fruta de São Geraldo”.

© Sandra Antunes

Organizada pelo Serviço Educativo do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em parceria com a Escola EB da Sé, esta representação encheu a Sé Primaz de crianças, professores, familiares e visitantes para assistir à peça em honra do padroeiro.

© Sandra Antunes

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, esteve presente para assistir à peça das crianças, onde deixou a sua palavra de agradecimento à EB1 da Sé, esperando que “continue a replicar este evento nos próximos anos”.

© Sandra Antunes

“A EB1 da Sé continua a dramatizar o ‘Milagre da Fruta’ aqui na Sé Catedral, também conhecida como Santa Maria de Braga, e a minha primeira palavra é para agradecer ao corpo docente e não docente da escola, porque é uma escola que tenta manter não só esta tradição, como a tradição das Marchas de Santo António, assim como a tradição da Festa de Natal e do encerramento do Ano Letivo. Continua a fazer um espetáculo com muita qualidade, o que revela muito do empenho dos professores e do pessoal não docente que têm dedicação desta escola. Como autarca desta freguesia, fica reconhecida a escola, porque não é fácil e espero que nos próximos anos continuem a replicar este evento”, referiu o presidente.

© Sandra Antunes

O momento contou com presença de Cónego José Paulo Abreu, Deão da Sé Catedral de Braga, Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Manuel Miranda Pereira, secretário da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, e de Epifânia Oliveira, adjunta do pelouro da Educação da Câmara Municipal de Braga.

© Sandra Antunes

A Capela de São Geraldo está hoje aberta ao público com o retábulo ornamentado com a fruta da época, numa alusão ao Milagre da Fruta.

Às 17:00 terá lugar a Oração de Vésperas, seguindo-se, pelas 17:30, a missa solene em honra de São Geraldo, presidida pelo Arcebispo Primaz. Posteriormente, irá decorrer a habitual cerimónia protocolar de visita à Capela de São Geraldo.

As comemorações encerram com o concerto “O NATAL LUX”, pela Orquestra do Distrito de Braga, que terá lugar às 21:30, no Theatro Circo, com entrada livre, mediante levantamento de bilhete.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES