Quinta-feira, Maio 26, 2022
21.7 C
Braga
InícioBragaCozinha solidária de Braga faz dois anos e apela a donativos para...

Cozinha solidária de Braga faz dois anos e apela a donativos para continuar a ajudar o próximo

© Virar a Página

O Virar a Página, projeto que assegura refeições às famílias mais carenciadas de Braga, está a completar dois anos de serviço de emergência alimentar, serviço que a 16 de março de 2020 nascia no CLIB, para fazer face às necessidades de muitos que, então, ficaram sem qualquer tipo de apoio, perante o aparecimento da pandemia.

“Hoje, tal como em 2020, confirma-se ser um apoio indispensável que ampara quem mais precisa, encontrando-se neste momento na linha da frente do apoio às famílias que fogem da guerra na Ucrânia e chegaram, entretanto, a Braga. O Virar a Página assegurava já mais de 200 refeições diárias e agora somam-se aos beneficiários os primeiros grupos de cidadãos ucranianos que chegaram à cidade”, contou Helena Pina Vaz, coordenadora do projeto.

“É prioritário assegurar esta resposta alimentar, o resto vamos colaborando e procurando mobilizar ajudas, mas a alimentação destas pessoas, que chegam numa situação tão fragilizada é fulcral neste momento. Em 2020 foi a pandemia que nos desassossegou com a urgência de chegar a quem precisa, hoje é uma guerra a 4.000 quilómetros que chega até nós, porque é de todos. As necessidades são constantes, infelizmente, mas é para isso que temos este gosto em servir”, acrescenta.

Mais de 900 pessoas e de 500 famílias foram ajudadas ao longo destes dois anos e o Virar a Página continua a estar permanentemente disponível para atender os pedidos de ajuda.

Recentemente, o Virar a Página lançou uma campanha de angariação de fundos e apela à ajuda da comunidade para conseguir instalações próprias, onde possa instalar definitivamente a cozinha solidária. Instalada provisoriamente na cozinha de um restaurante já encerrado e cujo espaço se encontra à venda, a coordenação do Virar a Página receia que o espaço possa ser vendido, entretanto, e apela aos apoios ainda necessários para reunir o montante para a sua aquisição.

“É um passo fundamental”, assegura a coordenação do projeto, “a resposta de emergência que criámos em 2020, é, afinal, uma resposta urgente em muitas frentes e não podemos parar, nem correr o risco de encerrar por não dispor de espaço próprio”, termina assim, apelando ao apoio de todos.

Partiu hoje para a Polónia, mais um autocarro para trazer para Braga refugiados ucranianos que se encontram em busca de asilo. Tal como o primeiro autocarro, este conta também com o apoio da Câmara Municipal de Braga e de diversas organizações, como o Virar a Página, que têm estado a ajudar neste processo de salvamento de famílias desalojadas da Ucrânia. Outros se seguirão em breve e o Virar a Página integra uma rede de apoio muito que se tem fortalecido para a ajuda urgente a estes cidadãos que fogem da guerra.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS