Quarta-feira, Setembro 22, 2021
22.4 C
Braga
InícioBragaCozinha solidária de Braga distribuiu 200 mil refeições a famílias carenciadas

Cozinha solidária de Braga distribuiu 200 mil refeições a famílias carenciadas

© Virar a Página

projeto “Virar a Página”, cozinha solidária de Braga que desde março de 2020 prepara e distribui, a cidadãos carenciados da cidade, duas refeições diariamente, atinge este final de semana o marco das 200.000 refeições servidas.

Após 16 meses de serviço, a cozinha solidária de Braga manteve a sua atividade ininterrupta, ajudando os que mais precisam. “Foram muitos os que permitiram que este apoio solidário de refeições não interrompesse a sua atividade um único dia e tivesse resposta em momentos muito difíceis, em que os pedidos de ajuda eram crescentes e dramáticos. Os donativos são a base de todo este projeto e são muitos os dadores, particulares, instituições e empresas. Às vezes escasseiam os voluntários, mas nunca faltaram completamente e estamos muito gratos”, afirma Helena Pina-Vaz, coordenadora do projeto “Virar a Página”.

A dedicação dos voluntários tem sido também determinante. Diariamente deslocam-se ao Centro Paroquial de Gualtar, onde a cozinha funciona, para colaborar nas tarefas, desde o armazenamento de donativos, à confeção de refeições e a entrega das mesmas porta a porta. Há inclusivamente beneficiários que são também voluntários neste processo.

“Entretanto, com a reabertura da economia e o fim do confinamento, o número de famílias a necessitar de ajuda reduziu ligeiramente, mas são sinais muito ligeiros, o nível de exigência continua”, declara Helena Pina-Vaz.

O “Virar a Página” nasceu a 16 de março de 2020 em Braga e é uma resposta alimentar de emergência feita exclusivamente por voluntários, financiando-se através de donativos privados. Assim, o projeto complementa, as restantes respostas sociais da cidade de Braga, conseguindo uma resposta em menos de 24 horas a todos os casos de necessidade, sendo o processo de triagem e encaminhamento social feito nos dias seguintes.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS