O concelho de Vizela inicia na próxima terça-feira, 17 de novembro, a fazer testes rápidos de antigénio à Covid-19.
Os Bombeiros Voluntários de Vizela serão os primeiros a serem testados, seguindo-se os funcionários e professores de creches, jardins de infância e escolas do 1.º ciclo da rede pública e privada do concelho. Estes testes serão também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos.
A Câmara Municipal considera de “extrema importância a realização dos testes, não só o aumento do número de indivíduos testados, mas também a rapidez do diagnóstico, tendo como objetivo a deteção rápida, no sentido de uma implementação célere de medidas de isolamento que conduzam à contenção da transmissão do vírus”.
A Autarquia criou uma equipa de emergência de testes, efetuados numa unidade de rastreio móvel, uma carrinha adaptada para o efeito, sendo esta constituída por profissionais de saúde, que estarão disponíveis para testar em caso de necessidade, em especial nas escolas, nas USF’S, nas IPSS, nos bombeiros locais e no comércio local.
“O objetivo da realização dos testes é criar condições de segurança, em especial para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade, aferindo quem possa estar infetado e desta forma evitar a propagação, entre a comunidade vizelense”, realça a Autarquia.
A Câmara Municipal já realizou testes de despiste e diagnóstico da Covid-19 no final do mês de outubro em todas os lares do concelho, nomeadamente Centro social de Santa Eulália, Santa Casa da Misericórdia e AIREV, tendo resultado em dez utentes que testaram positivo à Covid-19.