Sábado, Setembro 18, 2021
17.2 C
Braga
InícioPaísCovid-19: Resultados dos autotestes podem ser comunicados online

Covid-19: Resultados dos autotestes podem ser comunicados online

DR

Os resultados dos autotestes à Covid-19 podem ser reportados online, numa plataforma eletrónica, através de formulário próprio, mesmo os positivos e inconclusivos, que até agora eram comunicados através da Linha SNS24, anunciou o Instituto Ricardo Jorge.

“A notificação destes resultados é importante para monitorizar a atividade nacional de testagem. Os indivíduos assintomáticos com resultado positivo ou inconclusivo devem privilegiar o reporte através de contacto telefónico ao SNS24″, refere este instituto.

A nova plataforma permitirá “perceber se um utente com resultado positivo ligou para o SNS24 nas 12 horas seguintes ao reporte”. “Em caso de ausência de reporte, será enviada uma sms a solicitar esse contacto”, acrescenta.

Qualquer resultado positivo ou inconclusivo em pessoa assintomática, que não tenha tido contacto com um caso confirmado nos últimos 14 dias, deve levar a um teste de confirmação, por RT-PCR, “desde que o indivíduo não tenha tido infeção por SARS-CoV-2 confirmada laboratorialmente nos 90 dias anteriores”.

“O resultado do teste confirmatório é notificado no SINAVElab pela entidade responsável pela sua realização”, explica, recordando que “os autotestes não se destinam a indivíduos sintomáticos ou com exposição conhecida a SARS-CoV-2, devendo contactar sempre o SNS24, independentemente do resultado”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS