Domingo, Setembro 25, 2022
15.5 C
Braga
InícioPaísCoronel da GNR vai chefiar missão europeia na República Centro-Africana

Coronel da GNR vai chefiar missão europeia na República Centro-Africana

© GNR

O Comité Político e de Segurança da União Europeia escolheu o português José Dias, coronel da GNR, para chefiar a Missão Europeia de Gestão Civil de Crises na República Centro-Africana (EUAM-RCA).

A decisão surge após o mandato da missão EUAM-RCA ter sido formalmente prolongado por dois anos, tratando-se de uma missão aprovada pelos chefes da diplomacia da União Europeia com o objetivo de aconselhar o ministro do Interior e as forças de segurança da República Centro-Africana.

Portugal, que também tem mais três oficiais da GNR ao Serviço da missão EUAM-RCA, bem como militares na missão militar de treino EUTM RCA19, vê assim reforçado o seu papel no processo de paz na República Centro-Africana, com a liderança da EUAM-RCA através do Coronel José Dias para chefe da missão.

Contribuir para o restabelecimento da autoridade do Estado centro-africano, a fim de aumentar as condições de segurança e estabilidade até ao final do próximo ano, constitui “um grande desafio da EUAM-RCA” chefiada pelo Coronel José Dias.

O oficial da GNR, natural de Valongo, tem 54 anos e está, desde março de 2020, na missão EUAM RCA como Conselheiro Estratégico em Interoperabilidade com as Forças Armadas daquele país. Até Março de 2020 foi Coordenador Adjunto do projeto GARSI SAHEL no Níger, um projeto de criação, formação, treino e dotação de meios, de unidades antiterroristas no Sahel.

É licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar, em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova.

A nível profissional, foi oficial de Operações do Comando Operacional da GNR, Oficial de Recursos Logísticos e financeiros, Oficial de Recursos Humanos e Justiça, Professor de Direito na Academia Militar, Assessor do Ministro do Interior de Timor-Leste, e Comandante dos Destacamento Territoriais de Loures, Alenquer e Grândola.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS