Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17 C
Braga
InícioCulturaCoro de Câmara de Barcelos traz “Cantigas de Santa Maria” a Braga

Coro de Câmara de Barcelos traz “Cantigas de Santa Maria” a Braga

CM Braga

O Coro de Câmara de Barcelos apresenta no próximo dia 4 de junho, pelas 21:00, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, o espetáculo “Louvores a Nossa Senhora nas Cantigas de Santa Maria, de Afonso X, o Sábio”, integrado no projeto de dinamização cultural em rede “Do Ferro ao Ouro”, que resulta de uma parceria entre os Municípios de Barcelos, de Braga e de Esposende.

As Cantigas de Santa Maria são uma das obras mais importantes da literatura da Idade Média. É atribuído ao Rei Afonso X, o Sábio, de Castela, e reúne 432 composições musicadas dedicadas aos milagres de Nossa Senhora.

O Coro de Câmara de Barcelos executa algumas das cantigas de louvores, nomeadamente as que incidem sobre os milagres em território português, para além de algumas peças mais famosas, no cenário medieval de uma salas monumentais de Braga.

O espetáculo tem uma lotação máxima de 70 participantes, é gratuito, e de inscrição obrigatória em [email protected] e estará sujeito aos protocolos de saúde pública vigentes.

A operação “Do Ferro ao Ouro” foi apresentada à Autoridade de Gestão do NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte n.º 14-2020-25, sendo co-financiada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Coro de Câmara de Barcelos

O Coro de Câmara de Barcelos, formado em 2011 com o objetivo de divulgar e dinamizar a música coral no concelho de Barcelos, e conta no seu repertório a música desde a Renascimento até aos dias de hoje. É por isso com especial curiosidade artística e engenho que apresenta pela primeira vez, neste concerto, algumas interpretações de Cantigas de Santa Maria, de Afonso X.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS