Sábado, Fevereiro 27, 2021
12.4 C
Braga
Início Região Barcelos Conversa sobre olaria e cerâmica junta oradores internacionais no IPCA

Conversa sobre olaria e cerâmica junta oradores internacionais no IPCA

Barcelos Cidade Criativa

A Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) organiza a primeira edição do Lastra’21- Conversas sobre Design e Inovação na Cerâmica e Olaria. O evento decorre no dia 19 de fevereiro pelas 15:00.

Este evento pretende promover a partilha e o debate de projetos de designers, educadores e empresas do setor cerâmico e olárico de forma a dar visibilidade e criar massa crítica sobre a importância, oportunidades e potencialidades futuras do setor.

João Nunes Sampaio, docente da ESD do IPCA e um dos organizadores do Lastra juntamente com os docentes Demétrio Matos e Guilherme Braga da Cruz, refere que o Lastra “quer dar visibilidade ao sector e à sua associação com design. Nesta edição as conversas estão afetas ao tema do Design e da Inovação pelo que futuramente os motes serão diferentes embora sempre centrados no design, na cerâmica e olaria”.

A nível regional, o IPCA e a ESD assumem a importância de terem papel ativo na promoção, estímulo e dignificação do saber instalado nas atividades de cerâmica e olaria. Desta forma, expor e mostrar aos estudantes este universo procura potenciar um novo modus operandi benéfico para ambas as partes.

A primeira edição do Lastra conta com a presença de Alda Tomás, diretora criativa da Vista Alegre, Mónica Braga dos Santos, fundadora do atelier Monica Santos Studio, Arturo Borrego, professor Cerâmica no Limerick Institute of Technology e consultor de modelação 3d, engenharia inversa e prototipagem rápida, Rita Frutuoso, designer, investigadora e técnica superior na ESAD.CR em projetos de cerâmica, vidro e gesso, e Alvaro Catalán de Ocón, designer responsável pelo ACdO S.L., marca de edição de objetos e autoprodução.

Segundo João Sampaio, os oradores vão “expor uma diversidade de experiências pessoais, desta forma será possível apresentar perspetivas de educadores/docentes de design e design cerâmico, designers que apresentam a sua prática anexa à cerâmica, quer numa vertente pessoal de desenvolvimento de pequenas edições, quer a nível profissional na resposta de encomendas e criação de peças para marcas e empresas, designers que ocupam uma posição estratégica na gestão do design em contexto de empresa e marca, e por último, designers com processos exploratórios e de investigação através do design”.

Devido ao contexto de pandemia, este evento realiza-se online, pelo que nas próximas edições, pretende-se que seja realizado num formato presencial ou misto, visto que a vertente online possibilita à organização atingir outros públicos, assim com ter a presença de convidados internacionais.

A participação do mesmo é vinculada ao registo obrigatório em http://lastra.ipca.pt/.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS