
Nos dias 23 e 24 de maio, em Braga, no Espaço Vita, realiza-se o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
Reunindo representantes dos Serviços Diocesanos, Movimentos, Institutos, congregações e Associações Juvenis, líderes juvenis todo o país, este encontro pretende “ser um tempo privilegiado de escuta, reflexão e construção de caminhos comuns, com a consciência de que há todo um mar de desafios a enfrentar na missão com, por e para os jovens”.
Inspirado na Exortação apostólica Cristo Vive, do Papa Francisco, o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil desenvolve um programa centrado em temas “fundamentais para a vida dos jovens e da Igreja”, articulando diferentes capítulos da exortação com documentos estruturantes da pastoral juvenil e da caminhada sinodal.
O programa tem início com um jantar conversa, no dia 23 de maio, sob o tema “Procurar novos horizontes e grandes desafios”, a partir do capítulo quinto da Cristo Vive: Caminhos de Juventude. Participam neste momento André Cardoso, presidente do Conselho Nacional de Juventude, e Carlos Sousa Santos, coordenador do Programa de Aceleração do Human Power Hub.
No sábado, os trabalhos iniciam-se com a reflexão “Pastoral Juvenil em Portugal. Um quadro de referência”, conduzida pelo Padre Rui Alberto, SDB, a partir do documento da Conferência Episcopal Portuguesa e do Capítulo Sétimo da Cristo Vive: A Pastoral dos Jovens.
Seguir-se-á um momento dedicado à “Prevenção da violência sexual contra crianças, jovens e adultos vulneráveis”, com a intervenção de Rute Agulhas, Coordenadora do Grupo VITA, à luz do Capítulo Terceiro da Cristo Vive: Vós sois o agora de Deus (95-102).
O encontro terminará com a reflexão “Por uma Igreja Sinodal”, a partir do Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, conduzida pelo Pe. Paulo Terroso, Reitor da Basílica dos Congregados (Braga).