
O Conselho Municipal de Educação (CME) da Póvoa de Lanhoso aprovou, por unanimidade, uma tomada de posição em defesa da requalificação da Escola Secundária do concelho, considerando urgente a aprovação da candidatura que permitirá avançar com a intervenção no estabelecimento de ensino.
A decisão foi tomada na reunião realizada na manhã de terça-feira, onde o processo foi apresentado pelo diretor do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, Ângelo Dias, que fez um ponto de situação sobre as várias etapas já cumpridas desde o início do processo, em 2022.
A vice-presidente da Câmara e vereadora da Educação, Fátima Moreira, reforçou a necessidade de acelerar o processo, lembrando que o financiamento para a obra ficou assegurado em julho de 2023 e que o projeto foi posteriormente aprovado pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), aguardando agora a aceitação definitiva da candidatura.
Com mais de 30 anos de existência, a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso apresenta diversas carências ao nível das infraestruturas, nomeadamente nas redes elétricas, térmicas e de águas residuais. Apesar das intervenções pontuais asseguradas pela autarquia para garantir o normal funcionamento do edifício, o Município considera indispensável uma requalificação profunda.
Na sequência da reunião, o Conselho Municipal de Educação irá elaborar uma moção dirigida às entidades competentes, defendendo a aprovação do financiamento da obra. Paralelamente, a Câmara Municipal já solicitou reuniões urgentes com o ministro da Educação e com a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República para expor a situação.
Além da requalificação da Escola Secundária, o Conselho analisou outros assuntos relacionados com o próximo ano letivo, incluindo a atualização da Carta Educativa, o Regulamento Interno, o Plano de Transportes Escolares e os apoios da Ação Social Escolar para 2026/2027, bem como o ponto de situação das candidaturas a equipamentos escolares, entre as quais a requalificação do pavilhão da Escola Professor Gonçalo Sampaio.


