
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) apresentou o cartaz oficial das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2025, que se realizam de 10 a 16 de maio, no Forum Braga.
Depois de ter divulgado alguns dos nomes que se destacam no cartaz deste ano, como Jovem Dionísio, Deejay Telio, Papillon, Dillaz, Quim Barreiros, Capitão Fausto, Plutónio e Hybrid Theory, a AAUMinho lançou ontem mais um: Beatriz Rosário. A jovem artista, natural de Coimbra, marcou presença na apresentação do cartaz oficial e sobe ao palco do ‘gatódromo’ no último dia de festa. “O alinhamento artístico deste ano foi pensado para ser eclético, integrador e representativo da diversidade de gostos musicais da nossa Academia”, referiu o vice-presidente do departamento Recreativo da Associação Académica, Nuno Campelo.
Todos os anos, a AAUMinho escolhe um tema que reflita as preocupações dos estudantes da Universidade do Minho e o contexto do ensino superior em Portugal. O mote para o Enterro da Gata deste ano está lançado: “Isto é Engatar Quem Trabalha”. “O clima de instabilidade política e fraturação que vivemos hoje na sociedade portuguesa assusta, deixa a Gata de pêlo eriçado e receosa pelo seu futuro, mesmo tendo sete vidas”, explicou o presidente da AAUMinho, Luís Guedes.
O Forum Braga volta a ser o local escolhido para reunir os estudantes minhotos num dos eventos mais esperados do ano. O recinto voltará a contar com áreas de apoio aos alunos e que afirmam a responsabilidade social que a AAUMinho tenta evidenciar na organização destes eventos. Assim, além do espaço denominado “Gata na Saúde”, com apoio de estudantes de Medicina, Enfermagem e Psicologia, voltará a estar disponível um “Ponto Seguro”, dedicado à prevenção para casos de assédio. “Trata-se de uma resposta essencial, num evento que se pauta por valores de segurança, inclusão e responsabilidade social”, reforçou Nuno Campelo.
A edição deste ano mantém o compromisso com a sustentabilidade ambiental, proibindo copos descartáveis e oferecendo transportes dedicados entre os campi, Azurém e Gualtar, e o recinto. No Forum Braga, haverá também espaços de restauração.
Imposição de Insígnias a 10 de maio e Cortejo a 14
O programa cultural arranca a 6 de maio com as tradicionais serestas e a terça académica, culminando a 9 de maio com o Velório da Gata e as Serenatas, no centro da cidade de Braga. A Imposição de Insígnias e Missa de Finalistas acontecerá a 10 de maio.
Na quarta-feira, dia 14 de maio, o coração da cidade de Braga é palco do Cortejo Académico, momento em que os estudantes saem à rua para manifestar a sua preocupação com os temas que afetam o seu dia a dia. “É outros dos momentos emocionantes. Para uns é o início de uma nova fase, para outros é uma despedida”, denotou o vice-presidente do departamento de Cultura e Tradições Académicas, Jorge Vilaverde.
Os bilhetes individuais e gerais já podem ser adquiridos aqui, mas também na bilheteiro online Ticketline, Forum Braga, FNAC, Worten e ainda no CP2 no Campus de Gualtar, Edifício dos Congregados, na Nave Central no Campus de Azurém e Teatro Jordão.
Os preços dos bilhetes diários variam entre os 6 e os 17,50 euros, havendo também diferenças para ingressos adquiridos por estudantes e público em geral.
O bilhete geral custa, nesta fase, 46 € e dá acesso ao recinto e a todos os concertos da semana.