Quarta-feira, Março 26, 2025
9.9 C
Braga
ReportagemConferência Europeia da Juventude junta 140 participantes de 42 países em Braga

Conferência Europeia da Juventude junta 140 participantes de 42 países em Braga

A Conferência da Juventude de Braga é o maior encontro de jovens e autoridades locais em 2025, ancorando as perspetivas da juventude no trabalho do Conselho da Europa sobre democracia local e regional.

© InvestBraga

A Conferência Europeia da Juventude “Os jovens na vida local e regional: Democracia em ação!” arrancou esta manhã, no Centro de Juventude de Braga, reunindo 150 líderes juvenis e representantes das autoridades locais e regionais de toda a Europa.  

O evento é dedicado à revisão da Carta Europeia da Participação dos Jovens na Vida Local e Regional, uma norma única do Conselho da Europa que reforça o papel dos jovens na renovação da democracia a nível local e regional. Com a revisão da Carta, os participantes pretendem garantir que as perspetivas dos jovens estejam no centro da tomada de decisões nas cidades, municípios e regiões, respondendo às necessidades das gerações mais jovens e revitalizando a democracia.

Em antecipação ao evento, Matjaž Gruden, diretor para a Democracia no Conselho da Europa, afirmou que “é a nível local que a maioria das pessoas vive a democracia. Em muitos locais, a confiança e o empenho na democracia estão a diminuir, incluindo e especialmente entre os jovens. Se quisermos inverter esta tendência – e temos de o fazer, se nos preocupamos com o futuro da democracia – o nível local é o lugar por onde começar”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, deu as boas-vindas aos participantes. “Braga é a cidade mais antiga de Portugal, mas também uma das mais jovens, com 40% da população abaixo dos 30 anos. É, por isso, um enorme gosto e honra acolher esta Conferência Europeia da Juventude e receber tantos jovens comprometidos com o futuro da democracia. O selo de qualidade atribuído ao Centro de Juventude de Braga pelo Conselho da Europa reconhece o esforço contínuo em proporcionar espaços de excelência para a participação juvenil. Não há melhor maneira de iniciar a revisão da Carta Europeia da Participação dos Jovens na Vida Local e Regional do que aqui, numa cidade que acredita e investe no envolvimento dos jovens na construção do futuro”, disse o autarca.

© InvestBraga

Luis Guedes, em representação do Conselho Municipal da Juventude de Braga, juntou-se ao edil no palco, recordando a audiência deste modelo de consulta e envolvimento dos jovens no município.

Véronique Bertholle, porta-voz do Congresso para a Juventude, sublinhou a importância da igualdade de oportunidades na participação dos jovens. “Só se garantirmos a igualdade de acesso à informação, à educação e às oportunidades dos jovens de hoje é que eles se tornarão os adultos realizados e os cidadãos empenhados de amanhã. As democracias saudáveis e inovadoras – democracias em ação – precisam disto”, reforçou.

Nina Grmuša, presidente do Conselho Conjunto para a Juventude, encorajou os participantes a apropriarem-se da Carta revista. “Temos de fazer da Carta, a norma sobre a participação dos jovens – uma norma do Conselho da Europa que tem de ser levada aos níveis local e regional em todos os Estados-Membros. Cabe-nos a nós, aos jovens e às nossas autoridades municipais, dar vida à Carta, na medida em que aspiramos a viver a democracia em ação nas nossas aldeias, vilas e cidades. A Carta permitir-nos-á praticar uma política e uma tomada de decisões que incluam os jovens e as suas perspectivas”, sublinhou.

Nos próximos dias, os participantes da Conferência Europeia da Juventude em Braga irão debater e contribuir para a revisão da Carta Europeia de Participação Juvenil, por meio de sessões de trabalho e apresentações conduzidas por especialistas do Conselho da Europa. O programa inclui atividades práticas, como visitas guiadas para explorar iniciativas juvenis locais, uma performance artística sobre direitos humanos e momentos de networking, como o jantar no Bom Jesus e uma festa de encerramento no Setra Bar.

A ministra inaugurará a exposição fotográfica “Entre a Luz e a Escuridão”, com fotografias de Konstantin e Vlad Liberovih e Yurka Dyachyshyn, com início marcado para quinta-feira, 6 de fevereiro, pelas 20:00, no Forum Braga. Margarida Balseiro Lopes, dirigir-se-á aos participantes da conferência numa sessão dedicada à participação e à solidariedade.

O vice-ministro da Juventude e do Desporto da Ucrânia, Andriy Chesnokov, e representantes de Lviv também participarão na sessão da conferência dedicada à solidariedade com a Ucrânia e com o processo de LVIV – Capital Europeia da Juventude 2025.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES