Integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar” e no Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S, o Município de Esposende está a levar a efeito mais uma edição do concurso “Fish Chefe”, direcionado para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
O desafio para confecionar pratos de peixe foi aceite por 230 alunos (120 inscrições) dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e da Escola Secundária Henrique Medina.
As eliminatórias decorrem nas instalações do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Esposende, estando a avaliação dos pratos a concurso a cargo do Chefe Rogério Ferreira, docente da Escola Profissional de Esposende, tendo por base critérios como a sustentabilidade e proveniência dos produtos; o tipo de método de confeção usado, privilegiando os considerados saudáveis; técnicas de redução do desperdício alimentar; criatividade; e custo associado aos ingredientes, privilegiando receitas com menor custo. A final do concurso realiza-se no dia 21 de março.
“A maioria dos jovens que participam no concurso nunca tiveram contacto direto com a cozinha, por isso a iniciativa é deveras enriquecedora e fundamental para que desenvolvam hábitos saudáveis, iniciem práticas culinárias e ganhem gosto pelo consumo de peixe”, refere a Câmara de Esposende.
“Este concurso contribui de forma direta para a promoção da sustentabilidade dos recursos pesqueiros e de produtos locais. Por outro lado, sendo que o Programa Geração S tem por base a educação para a sustentabilidade, numa lógica de promover a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo atual e tendo como vetores de atuação o pescado e os hortícolas, esta atividade constitui-se também como um importante contributo para preparar para o futuro cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais”, finaliza a Autarquia.