Sábado, Julho 24, 2021
16.7 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeConcerto da Orquestra da Costa Atlântica marca reabertura do Auditório Municipal de...

Concerto da Orquestra da Costa Atlântica marca reabertura do Auditório Municipal de Esposende

CM Esposende

O Município vai promover, no próximo dia 30 de abril, às 20:30, no Auditório Municipal de Esposende, o concerto “A História do Soldado”, pela Orquestra da Costa Atlântica.

O concerto, que marca a reabertura deste equipamento municipal a eventos culturais no âmbito do Plano de Desconfinamento definido pelo Governo, está sujeito às normas da Direção-Geral da Saúde. A entrada é gratuita, contudo, devido à lotação do espaço, os ingressos terão que ser previamente reservados ou levantados diretamente na receção do complexo das Piscinas Foz do Cávado, em Esposende.

Esta é uma produção inédita em Portugal de “A História do Soldado”, da autoria do compositor, pianista e maestro russo e Igor Stravinsky, com projeção do filme de animação homónimo de Clive Hicks-Jenkins, multipremiado “pintor de narrativas”. O espetáculo é dramatizado e narrado pelo artista Mário João Alves, com base na tradução de Mário Cesariny, e dirigido pelo maestro Luís Miguel Clemente. A obra retrata a condição humana, a ganância e a luxúria, através da história de um soldado que vende a própria alma, na forma do seu violino, ao diabo. Ao descobrir a armadilha em que tinha caído, o soldado luta de todas as formas para reaver o seu instrumento.

A Orquestra da Costa Atlântica, sediada em Esposende, foi fundada, em 2015, por Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente. Reúne instrumentistas de elevado nível técnico e artístico numa formação de singular excelência no panorama musical português. Constituída por um efetivo de sessenta instrumentistas profissionais, a Orquestra pode ser reduzida ou expandida de acordo com as especificidades de cada programa de concerto. Através da atividade concertística e da criatividade dos programas que apresenta, a orquestra cumpre uma função descentralizadora no acesso à música erudita. Contribui para a captação e formação de novos públicos e gera valor cultural e social para as comunidades e o território onde se apresenta.

Luís Miguel Clemente é maestro titular e diretor musical da Orquestra da Costa Atlântica, da Jovem Orquestra da Costa Atlântica e da Orquestra Nacional de Sopros. É codiretor artístico e musical do Coro Sénior de Esposende e, ainda, diretor artístico e musical do Festival Internacional de Música de Portel. Estabeleceu também um forte perfil como professor superior de direção de orquestra e investigador em música e performance, sendo regularmente convidado para lecionar masterclasses e colaborar com instituições de grande prestígio. Atualmente está na fase final da sua investigação com vista à obtenção do Doutoramento em Direção de Orquestra, na Universidade de Aveiro, com tese focada no maestro Carlos Kleiber. Foi premiado, diversas vezes, pelo seu prestigiado trabalho artístico.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS