Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
10 C
Braga
InícioBragaCompanhia de Ballet da Cidade de Niterói dá espetáculo em Braga

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói dá espetáculo em Braga

© CM Braga

A companhia de ballet da cidade de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, vai apresentar em Braga o seu novo espetáculo de dança “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina” que fala da simplicidade na poesia e vida de Cora Coralina. O evento artístico, inserido na digressão que o grupo vai fazer por Portugal, está marcado para o próximo dia 7 de março, pelas 21:30, no Espaço Vita. A entrada é livre, mas sujeita a levantamento de ingresso no local.

O Município de Braga e a Prefeitura de Niterói assinaram um acordo de geminação, tendo em vista uma maior aproximação entre as duas comunidades e o estabelecimento de parcerias económicas e culturais. Com este espetáculo pretende-se dar mais um passo para novos caminhos de intercâmbio cultural entre as duas cidades, de forma a aprofundar parcerias culturais futuras.

O diretor artístico Fran Mello concebeu o espetáculo procurando correlacionar a escrita de Cora, seus ímpetos e necessidades em escrever, com a dos corpos dos bailarinos ao ler (ou ouvir) seus poemas. Por se auto-intitular doceira, o nome “Pedra Doce” remete ao facto de que o açúcar utilizado para glaciar as suas frutas, após dias a secar ao sol, transformaram-se em pedras deliciosas. Na plateia, o público será contagiado com o aroma do doce de coco feito em cena. A dramaturgia do espetáculo foi conduzida pela coreógrafa Ana Vitória Freire com o intuito de replicar a vida simples de Cora, mas reconhecendo sua potência como uma mulher à frente do seu tempo.

Para além de Braga, a digressão vai passar também por Torres Vedras e Alcobaça.

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói é uma unidade da Fundação de Arte de Niterói, uma instituição autárquica que tem a finalidade de estimular e promover manifestações de caráter artístico e cultural de interesse do município de Niterói.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES