Quinta-feira, Abril 25, 2024
12.2 C
Braga
AtualidadeComo é que as tecnologias inovadoras estão a mudar o comportamento dos...

Como é que as tecnologias inovadoras estão a mudar o comportamento dos apostadores?

Marko Aliaksandr/Shutterstock.com

À semelhança do que aconteceu com várias áreas da sociedade, o setor das apostas desmaterializou-se.

O advento das apostas online, primeiro através de sites e, mais recentemente, via apps que podem ser descarregadas para um smartphone veio revolucionar a forma como se aposta e captar milhões de apostadores.

Apesar das odds e ofertas de cada site de apostas não ter mudado drasticamente com a adição das apostas móveis, a forma como as pessoas acedem e realizam as apostas alterou-se e muito, uma vez que além de permitirem a qualquer um de nós apostar a partir de qualquer lugar do mundo, as apps apresentam-se como uma versão mais condensada e intuitiva dos sites de apostas, o que torna todo o processo de aposta mais simples e fácil para o utilizador.

Esta mobilidade nas apostas online acabou por dar um importante contributo ao crescimento do setor no nosso país, como as estatísticas sobre o jogo online que trimestralmente o Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ) divulga.

De acordo com a entidade que supervisiona e regula a atividade de jogo online em Portugal, só nos primeiros nove meses do ano passado, o número total de apostadores, ou seja, aqueles que realizaram pelo menos uma aposta em jogos de fortuna ou azar ou em apostas desportivas online, ultrapassou os 2 milhões (2,075), mais 743 mil apostadores do que em igual período de 2020 (1,332).

Como referimos, a mobilidade oferecida pelas apps de apostas tem sido importante para o crescimento do setor em Portugal, mas muitas outras tecnologias, algumas das quais ainda não disponíveis no nosso país, estão a mudar a face da experiência de aposta.

Sporting: primeiro clube da Europa a adotar a experiência Phygital nas apostas desportivas

As apostas desportivas online são, de acordo com os dados do SRIJ, a categoria que mais apostadores capta em Portugal graças, sobremaneira, à paixão dos portugueses pelo Futebol.

Agora, fruto de uma parceria com a casa de aposta desportivas online Betano e com a 4YouSee Arenas, o Sporting passou a permitir que todos aqueles que se deslocam ao Estádio de Alvalade possam visualizar em tempo real nas linhas digitais do campo as odds do jogo – cotações atualizadas para um determinado evento acontecer – enquanto o mesmo está a decorrer.

Esta experiência phygital, que na prática corresponde à união entre o que acontece nos jogos realizados no estádio dos verde e brancos com a vasta opção de odds disponíveis para apostas na plataforma digital Betano tem por objetivo trazer elementos da nossa rotina, cada vez mais digital, para as experiências do mundo físico.

Pagamentos digitais através de e-Wallets e SEO oferecem maior rapidez e conveniência aos apostadores

Se a experiência phygital promete vir a ser o futuro das apostas desportivas online em Portugal e na Europa, os pagamentos digitais e o nascimento das chamadas e-Wallets, como é o caso da Apple Pay ou do mais “antigo” PayPal, e a sua integração com os sites e apps das casas de apostas são uma realidade que tem transformado a experiência de aposta não só mais conveniente, como também mais rápida.

É importante assinalar, neste item dos pagamentos digitais, a crescente importância da tecnologia Blockchain no domínio das transações envolvendo apostas desportivas online, um dos poucos serviços online que abraçou o ideal das moedas virtuais como método de pagamento.

Apesar de em Portugal nenhuma operadora ter permissão legal para incluir as criptomoedas como método de pagamento, a verdade é que vários sites de apostas de todo o mundo incorporam já tecnologia blockchain nos seus servidores possibilitando que os apostadores efetuem e recebam pagamentos de forma 100% anónima.

Os pagamentos digitais no âmbito das apostas online acabam por ser apenas a ponta do icebergue na melhoria da experiência de aposta.

No mundo das apostas online a competição é feroz e os clientes exigentes. Antes de se decidirem por uma ou outra casa de apostas, o apostador, entre outras coisas, compara ofertas e verifica odds acabando por escolher o site em que irá colocar o seu dinheiro.

Basta olhar ao que acontece no mercado de apostas online português. A proliferação de sites como o apostasonline.pt que oferecem bónus para a experimentação e análises detalhadas sobre casas de apostas online licenciadas em Portugal, como o Placard Online, ESC Online ou Solverde.pt, e que ajudam a criar um apostador mais informado, logo mais exigente.

Daí a importância crescente que as mais diversas casas de apostas online dão à otimização dos seus sites e apps para motores de pesquisa e dispositivos móveis porque quem vencer esta “guerra de otimização online” conquistará maior visibilidade, mais clientes e acabará por dominar o mercado.

Live Bets, Realidade Virtual e Realidade Aumentada: tecnologias do Presente com Futuro

A possibilidade de apostarmos em direto ou “na hora” nas competições desportivas que estamos a acompanhar é uma das tecnologias que mais impacto tem no comportamento dos apostadores.

Na prática, para que os apostadores possam usufruir das chamadas “live bets”, as casas de apostas online utilizam algoritmos e equipas de especialistas em apostas para calcularem, em direto, as odds dos jogos de modo a que estes possam apostar num largo espectro de resultados seguindo a alta variabilidade das probabilidades.

Às “Live Bets” juntam-se duas outras tecnologias que apesar de ainda se encontrarem em fase embrionária prometem revolucionar o setor das apostas e a experiência do apostador.

Falamos da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada, duas tendências de Futuro que, além da importância a nível da experiência de jogo propriamente dita, podem dar azo a salas de jogo totalmente imersivas, que podem ser transpostas do computador ou do telemóvel para o mundo real.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES