
O Comboio Histórico do Vouga está de regresso para mais uma edição de verão, aos sábados, nos meses de julho e agosto, e promete muita animação para toda a família.
Ao permitir viajar na última linha de via estreita ainda em serviço comercial no país, a Linha do Vouga, entre Aveiro e Macinhata do Vouga, este comboio, composto por carruagens históricas de madeira do início do século XX, proporciona uma verdadeira imersão na história dos transportes e nas tradições da região centro-norte.
Os participantes terão a oportunidade de visitar o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, conhecer a cidade de Águeda e as várias exposições de arte urbana que compõem o AgitÁgueda ou de provar produtos locais.
Ao todo, serão realizadas nove viagens, entre 5 de julho a 30 de agosto, numa parceria entre a CP – Comboios de Portugal, a Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga.
O Comboio Histórico do Vouga parte da Estação de Aveiro pelas 13:45, contando com animação a bordo durante a viagem. À chegada a Macinhata do Vouga, os passageiros serão recebidos com a oferta de um pastel de Águeda e poderão visitar uma feira de produtos regionais e adquirir produtos típicos. Este é também o momento para uma visita guiada ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.
Pelas 16:40, o comboio parte em direção a Águeda, onde será possível visitar e apreciar as coloridas ruas da cidade, transformadas em autênticas galerias a céu aberto: o famoso Umbrella Sky. Durante o período em que decorre o AgitÁgueda (de 5 a 27 de julho), o vibrante festival de arte urbana, há a possibilidade de usufruir das inúmeras atividades e iniciativas espalhadas por toda a cidade, num ambiente repleto de cor, criatividade e animação. Às 19:20, o Comboio Histórico do Vouga inicia o regresso a Aveiro, onde deverá chegar pelas 20:07.