Sábado, Maio 21, 2022
27.2 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeCombate à vespa asiática arrancou hoje em Esposende

Combate à vespa asiática arrancou hoje em Esposende

© CM Esposende

Arrancou hoje, em Esposende, o processo de colocação de armadilhas para captura preventiva de vespa velutina (vespa asiática), que vai abranger todo o território da Comunidade Intermunicipal CIM Cávado. O ato contou com a presença do primeiro secretário executivo da CIM Cávado, Rafael Amorim, e dos vereadores da Proteção Civil dos municípios de Esposende e de Amares, respetivamente Guilherme Emílio e Delfim Rodrigues.

A ação resulta de uma candidatura apresentada ao POSEUR pela CIM Cávado, “Plano Estratégico de Deteção e Controlo da Vespa Velutina na NUT III Cávado”, que tem como principal objetivo diminuir o impacto causado pela vespa velutina nas zonas onde já se encontra instalada, bem como prevenir a disseminação da espécie para outras áreas e erradicar novos focos na região do Cávado. A área de ação abrange, assim, os municípios associados da CIM Cávado, designadamente Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde.

Em Esposende serão colocadas armadilhas em todas as freguesias do concelho, esperando-se, por esta via diminuir o número de ninhos que são destruídos anualmente. Recorde-se que o processo de destruição de ninhos é operacionalizado através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município e a Cooperativa Agrícola de Esposende.

A concretização e operacionalização das ações propostas no “Plano Estratégico de Deteção e Controlo da Vespa Velutina na NUT III Cávado” permitirão controlar e monitorizar a evolução da Vespa velutina no território, de forma coordenada e dotar as entidades envolvidas de maior capacidade de intervenção e melhor conhecimento. Pretende-se, por outro lado, sensibilizar e capacitar a população para os riscos desta espécie promovendo uma melhor prevenção e controlo na evolução na sua propagação. Neste contexto, apela-se à população para que não danifique as armadilhas colocadas, para que possam cumprir o seu propósito.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS