Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
12.9 C
Braga
InícioAtualidadeColóquio de Outono da UMinho vai homenagear Vítor Aguiar e Silva

Colóquio de Outono da UMinho vai homenagear Vítor Aguiar e Silva

Vítor Aguiar e Silva © DR

Vítor Aguiar e Silva (1939-2022), nome maior da academia portuguesa e dos estudos literários, vai ser homenageado no XXV Colóquio de Outono da UMinho, que decorre de 23 a 25 de novembro, em Braga. A iniciativa insere-se nas comemorações dos 50 Anos da UMinho, tendo a organização do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) desta academia.

A sessão de abertura é esta quinta-feira, às 09:00, no auditório A1 do campus de Gualtar, com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira e Castro, da vice-presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo, do presidente do dstgroup, José Teixeira, do presidente da ELACH, João Cardoso Rosas, do diretor do CEHUM, Vítor Moura, e da coordenadora da comissão organizadora, Isabel Cristina Mateus.

O programa conta com diversos oradores a refletirem as áreas de investigação de Vítor Aguiar e Silva, desde a teoria da literatura, o modernismo, os estudos camonianos, as políticas da língua, o ensino da literatura e os desafios das humanidades. Entre os convidados estão Bernard McGuirk (Universidade de Nottingham), Tomas Albaladejo Mayordomo (Universidade Autónoma de Madrid), Darío Villanueva e Elias Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela), Helena Buescu (Universidade de Lisboa), Rosa Goulart (Universidade dos Açores), Carlos Reis (Universidade de Coimbra) e Zulmira Coelho Santos (Universidade do Porto).

Ministro da Cultura na entrega do Prémio Camões 2020

Na quinta-feira destaca-se às 17:30 a apresentação do livro “Sena Hoje” (editora Colibri), que inclui um conjunto de textos sobre o autor Jorge de Sena apresentados no XXI Colóquio de Outono em 2019, sendo um deles do próprio Vítor Aguiar e Silva. Na sexta-feira merecem relevo, às 17:00, os depoimentos dos escritores Lídia Jorge e João Barrento, vencedores das duas edições do “Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva”, promovido pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Município de Braga.

A cerimónia de entrega do Prémio Camões 2020 a Vítor Aguiar e Silva, a título póstumo, vai realizar-se este sábado, dia 25, às 12:00, no salão nobre da Reitoria da UMinho, com a presença prevista do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

Vítor Aguiar e Silva estudou e ensinou na Universidade de Coimbra e, em 1989, transitou para a UMinho, onde foi vice-reitor, fundador do CEHUM e professor emérito e catedrático da ELACH, cuja biblioteca tem também o seu nome. Foi docente visitante em várias universidades estrangeiras, coordenou a proposta de criação do Instituto Camões e a Comissão Nacional de Língua Portuguesa, sendo ainda membro do Conselho Nacional de Cultura e da Academia de Ciências de Lisboa. Recebeu os prémios Vergílio Ferreira, Vida Literária, D. Dinis, APE, Eduardo Prado Coelho, Jorge de Sena e Camões, além da Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública, o doutoramento honoris causa pelas universidades de Lisboa e dos Açores e a insígnia de ouro da Universidade de Santiago de Compostela.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES