
De acordo com a Direção do Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB), os alunos seguem um currículo internacional e não fazem exames nacionais.
Acerca das listas de escolas recentemente publicadas, Helena Pina Vaz, diretora do CLIB, explica que “as pessoas perguntam-nos se o CLIB não está nos rankings, mas o CLIB não é uma escola portuguesa e, por isso, não consta dessas listas de escolas em Portugal. Felizmente estas medições com estes critérios não abrangem o CLIB”, continua, “pois repudiamos este procedimento discriminatório, sobretudo dos alunos mais desfavorecidos socialmente e também pelas suas características pessoais”, esclarece Helena Pina Vaz.
Para prosseguirem os seus estudos superiores, os alunos do Colégio Luso Internacional de Braga podem candidatar-se, com igual facilidade, a universidades portuguesas ou estrangeiras, sendo o seu diploma internacional reconhecido pelas melhores instituições de ensino do mundo inteiro.
As notas finais dos alunos do CLIB, que têm equivalência em Portugal, resultam de “um processo de avaliação internacional, totalmente transparente e sem favorecimentos e que é balizado com iguais critérios para o mundo inteiro. Trata-se de alunos avaliados, a todas as disciplinas, por uma entidade externa, sobejamente credenciada e mundialmente reconhecida, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido”.
A diretora do CLIB avança ainda que “o Colégio Luso Internacional de Braga tem um projeto educativo estimulante e globalmente inclusivo, pautado pelo rigor académico, numa cultura de aprendizagem inspiradora de autoconfiança, integridade e liderança e que valoriza a capacidade crítica e o interesse contínuo na aprendizagem. Também no momento da admissão, o CLIB não seleciona os alunos pelos seus bons resultados; não selecionamos alunos nem concordamos com quem o faz. A escola só se compreende como local inclusivo”.
Helena Pina Vaz refere ainda que o colégio “contem formação multilingue, o ambiente do CLIB é academicamente exigente e multidisciplinar, oferecendo ensino de qualidade, complementado por um leque alargado de atividades enriquecedoras e que promovem o desenvolvimento de relações interpessoais”.
A diretora acrescentou ainda que “os alunos desenvolvem uma mentalidade internacional, são fluentes em mais do que uma língua e mostram-se capazes de pensar e agir eticamente, sentindo-se capazes de responder com sucesso aos reptos que se lhes colocam ao nível pessoal e profissional, após o seu percurso académico”.
O CLIB – Colégio Luso Internacional de Braga foi fundado em 1999 e é a única escola com currículo internacional do distrito de Braga. Destinado a crianças e jovens entre os 3 e os 18 anos, tem um ambiente multicultural, recebendo atualmente alunos de 50 nacionalidades diferentes, e procura educar cidadãos do mundo, com capacidade crítica e gosto pela aprendizagem.