Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
8.9 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoCluster cultural cresce em Famalicão

Cluster cultural cresce em Famalicão

© CM Famalicão

O cluster cultural existente em Famalicão está desde há uns meses enriquecido com o novo projeto artístico da companhia de dança Intranzyt CIA que foi hoje visitado pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no âmbito do percurso “Cultura Urbana”, inserido no roteiro “Cultura que Somos”.

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, o responsável governamental encontrou em Famalicão uma “entidade emergente, com uma linguagem inovadora, sediada numa autarquia que está a fazer a diferença” em termos de política cultural.

A Intranzyt é uma companhia de dança contemporânea de repertório de âmbito nacional e internacional, com direção artística de Cristina Pereira e Vasco Macide. Esta companhia está sediada em Famalicão e conta com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal, trabalhando em estreita colaboração com a Casa das Artes e acolhendo um vasto grupo de artistas e entidades.

A companhia recebe todos os anos um conjunto de bailarinos pré-profissionais, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem e aperfeiçoarem as suas competências técnicas e artísticas, participando em todas as atividades da companhia; aulas e workshops, ensaios e espetáculos, laboratórios criativos e ou de produção. Tem neste momento um elenco de grande qualidade técnica e artística, formado por bailarinos, nacionais e estrangeiros, entre os 19 e os 25 anos.

A escolha de Vila Nova de Famalicão para sede do projeto é explicada por Vasco Macide da Direção Artística da companhia pela pronta disponibilidade de Famalicão em acolher o projeto e pela “centralidade geográfica e artística” que o território tem.

A Intranzyt integra a Rede Sobre o Palco que integra um conjunto de 18 entidades artísticas profissionais e semiprofissionais que estão sedeadas em Vila Nova de Famalicão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS