
A varanda do edifício do Círculo Católico de Operários de Barcelos, situada na Rua D. Diogo Pinheiro, foi a grande vencedora da edição 2025 do concurso Barcelos Florido. O segundo lugar foi atribuído a Maria da Conceição Faria Durães da Silva, moradora no Largo da Igreja, em Barcelinhos, enquanto António Manuel Faria Ribeiro Novo, também morador no mesmo largo, conquistou o terceiro lugar.
A edição deste ano contou com a participação de 37 concorrentes, que, entre abril e julho, contribuíram para colorir e embelezar a cidade de Barcelos e as freguesias de Arcozelo e Barcelinhos. Os 20 primeiros classificados receberam prémios pecuniários, atribuídos de forma decrescente conforme a sua posição na tabela. O vencedor arrecadou 500 euros, o segundo classificado 400 euros, e o terceiro 300 euros. Todos os outros participantes que ficaram nos 20 primeiros lugares também tiveram direito a prémio, cujo valor vai decrescendo, conforme o lugar que ocupam na tabela.
Para além dos prémios individuais, foram também atribuídas distinções coletivas às zonas com melhor decoração floral. O Largo da Igreja, em Barcelinhos, foi eleito o melhor largo, enquanto a Rua Fernando Magalhães, em Barcelos, venceu na categoria de melhor rua.
Para efeitos de avaliação, o júri teve em atenção a riqueza e harmonia do conjunto floral, atendendo à utilização de plantas exteriores, sendo excluídas as plantas exóticas e de interior, bem como flores artificiais; harmonia com a fachada do edifício; variedade das flores apresentadas; diversidade das cores das flores; criatividade e originalidade da composição cénica do conjunto; estado de conservação (fitossanitário) das flores; uso de artefactos de cariz típico relacionado com a nossa identidade, cultura e tradição; regularidade das varandas floridas ao longo do ano; inovação face às composições apresentadas no ano anterior.


