Sábado, Fevereiro 24, 2024
10.1 C
Braga
InícioBragaCERCI BRAGA celebra 13 anos e apresenta projeto de Lar Residencial para...

CERCI BRAGA celebra 13 anos e apresenta projeto de Lar Residencial para pessoas com deficiência

© CERCI Braga

A CERCI Braga celebra este sábado o seu 13.º aniversário com um jantar solidário no Sameiro Eventos. O jantar pretende juntar a comunidade numa noite de celebração e solidariedade, visando também angariação de fundos para um novo projeto: a construção de um Lar Residencial.

Após a doação de um terreno que “cumpre os requisitos para a sua edificação e futura implementação e acoplação de outras respostas”, assim como “a vontade expressa do apoio de mecenas que acompanham e reconhecem as necessidades nesta área”, a CERCI Braga entende que “este é o momento oportuno de avançar com este grande Desafio, que um dia fez nascer a cooperativa”.

“A necessidade de resposta residencial, na sua vertente de lar residencial, é uma necessidade identificada desde a fundação da cooperativa, que se tem agudizado com o passar dos anos e o consequente envelhecimento dos adultos que são apoiados na resposta CACI. Sendo o nosso concelho altamente deficitário no que diz respeito à cobertura das necessidades das pessoas com deficiência, com especial enfoque nas respostas residenciais. A implementação deste projeto é algo em que estrategicamente a cooperativa tem desde sempre trabalhado, procurando assegurar os recursos quer materiais, quer financeiros para que este se possa concretizar”, refere a CERCI Braga.

“Ao implementar um projeto como este, permitiremos que adultos com deficiência intelectual moderada/profunda possam ter assegurado acompanhamento, quando não há retaguarda familiar ou esta se manifesta insuficiente. Com um investimento previsto superior a três milhões de euros, a cooperativa perspetiva conseguir envolver a comunidade e empresas, assim como financiamentos públicos que prevejam o alargamento das respostas sociais no concelho. Á semelhança do que tem sido o nosso modelo de gestão até ao momento, as tomadas de decisão terão por base a eficácia e eficiência, promovendo a sustentabilidade da cooperativa e impacto social desejado”, finaliza a CERCI Braga.

O jantar solidário contará com a presença de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado para a Inclusão, Joaquim Pequicho, vice-presidente da CONFECOOP, Carla Sepúlveda, vereadora da Educação e Inovação e Coesão Social, entre outras presenças.

A CERCI Braga, Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos, foi fundada em 2011 no concelho de Braga por um grupo de pais, amigos e técnicos com a missão de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e das suas famílias, tendo por base um modelo comunitário.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES