O Centro de Vacinação de Barcelos, instalado na Escola Secundária de Barcelos, já se encontra equipado para receber a nova fase de vacinação contra a Covid-19, que arranca a 26 de fevereiro. Esta fase inclui os cidadãos maiores de 80 anos ou com mais de 50 com patologias específicas.
Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, visitou hoje o Centro de Vacinação. Acompanhado pelo diretor do ACES Cávado III Barcelos / Esposende, Fernando Ferreira, e pelo diretor da Escola Secundária de Barcelos, Jorge Saleiro, o autarca referiu que este “é um momento muito importante para todos nós. Dispomos aqui de todas as condições e de capacidade instalada para vacinar todas as pessoas referenciadas pelas autoridades de saúde. Agora é preciso assegurar um fluxo de vacinas que permita que isso seja possível”.
O edil acrescentou que “o Município fez o que estava ao seu alcance para criar as condições mínimas para permitir que o maior número de pessoas possa ser vacinado no mais curto espaço de tempo”.
O apoio da Autarquia concretizou-se, desde logo, com a montagem das estruturas e dos equipamentos e com a disponibilização de materiais diversos para adaptar as instalações da Escola Secundária para o Centro de Vacinação, que será composto por uma equipa de vacinação de 22 profissionais de saúde.
A infraestrutura possui uma área de receção, três cabinas de vacinação e uma área de recobro, onde os utentes irão aguardar 30 minutos após a administração da vacina, para avaliação do eventual surgimento de reações.
O espaço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 20:00. Para Miguel Costa Gomes, “este passo era fundamental para ajudar na resposta à vacinação contra a Covid-19 e a Escola Secundária de Barcelos foi escolhida pela excelência das suas instalações, pela centralidade e acessibilidade, cumprindo todas as regras de distanciamento social e de higiene”.
“Este é mais um passo importante no processo de combate à prevenção de propagação da pandemia com efeitos que se esperam a curto prazo e permitam uma grande imunidade das pessoas e o regresso à normalidade” reforçou o presidente da Câmara.