Sábado, Fevereiro 4, 2023
11.8 C
Braga
InícioBragaCentro de Juventude de Braga cumpriu três anos desde a abertura

Centro de Juventude de Braga cumpriu três anos desde a abertura

© InvestBraga

O Centro de Juventude de Braga cumpriu esta terça-feira, 6 de dezembro, três anos desde a abertura, que resultou da reconversão das antigas instalações da Pousada da Juventude. O dia foi assinalado com uma iniciativa desenvolvida pelo associativismo jovem, tendo juntado cerca de quatro centenas de jovens.

Com o mote dado pela força do associativo, num projeto desenhado pela Juventude da Cruz Vermelha, “O Movimento Juvenil abre as portas do Centro de Juventude” trouxe até ao espaço gerido pela InvestBraga 18 organizações, entre associações e instituições que desenvolvem iniciativas a pensar na juventude, que apresentaram o seu trabalho a centenas de jovens.

Vera Lima, coordenadora da Juventude da Cruz Vermelha de Braga, destaca que “o dia de hoje é relevante ao dar espaço para que muitas das associações de Braga, e não só, possam mostrar o seu trabalho, mas também para os jovens das escolas de Braga, possam contactar com as várias associações presentes e, quem sabe, um dia desenvolver a sua própria iniciativa”.

Já Pedro Soares, diretor do Centro de Juventude de Braga, opta por sublinhar que “o desafio foi lançado pelo movimento juvenil, estando o centro sempre de portas abertas para que sejam desenvolvidas atividades que promovam a juventude, tal como já havia acontecido em agosto, aquando da resposta afirmativa ao desafio lançado pela FAJUB e que levou à construção de um graffiti numa das paredes exteriores”.

Sameiro Araújo, vice-presidente do Município de Braga, sublinhou, por seu turno, à margem da cerimónia de abertura do evento, que “a força do associativismo parte do papel que os jovens assumem em organizações como as que se envolveram nesta iniciativa, que é demonstrativa das portas abertas de instituições como a InvestBraga, mas também do próprio município”.

O evento contou com o envolvimento de Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Associação de Debates da Universidade do Minho (ADAUM), Associação Parretas Team, Corpo Nacional de Escutas (CNE), Conexão Jovem, EPIC Júnior, ESN, FAJUB, JP Braga, JS Braga, JSD Braga, Juventude Cruz Vermelha, Núcleo Estudantes de Educação da Universidade do Minho, SYnergia, Centro de Juventude de Braga, Human Power Hub, IPDJ e Juventude de Braga.

Centro de Juventude de Braga já recebeu quase meio mundo

Inaugurado oficialmente a 6 de dezembro de 2019, o Centro de Juventude de Braga já recebeu hóspedes de 89 nacionalidades em mais de 35 mil dormidas, sendo que destas 70% são de jovens com menos de 30 anos.

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, faz um “balanço francamente positivo da atividade do Centro de Juventude de Braga” que, mesmo durante o período pandémico, “esteve ao lado da comunidade ao abrir portas para que os profissionais de saúde pudessem pernoitar em segurança”. O administrador da empresa municipal responsável pela gestão do espaço vai ainda mais longe ao destacar que “este é um projeto com uma grande vitalidade e um enorme potencial de crescimento”.

Pedro Soares, diretor do Centro de Juventude de Braga, destaca ainda o facto “do Centro de Juventude contar com selo de qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade, o que tem trazido voluntários internacionais a este espaço, bem como ser a primeira unidade hoteleira de Braga a contar com o galardão Green Key, que atesta as políticas de sustentabilidade deste espaço”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS