
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou, esta sexta-feira, na sessão de abertura da Assembleia-Geral da Erasmus Student Network. Portugal foi, pela primeira vez, o destino deste evento estatutário, que é considerado o mais importante desta rede.
Jovens de 44 diferentes nacionalidades reúnem-se, até domingo, para discutir um alargado conjunto de tópicos essenciais para o bom funcionamento da rede num futuro a curto, médio e longo prazo, assim como momentos de formação, convívio, workshops e a eleição do próximo presidente da ESN Internacional.
Segundo Luís Dias, da ESN Minho e presidente do comité organizador desta assembleia-geral, este evento, “é o consolidar de muitos anos de trabalho da ESN Minho e um triunfo da internacionalização na região Minho, que é a mostra do bom trabalho desenvolvido a nível das políticas de juventudes locais.”
Ricardo Rio retratou estes estudantes como “o símbolo de algo muito importante nos dias de hoje, que é o diálogo intercultural, a troca de experiências entre pessoas de todo o mundo, neste caso, de muitos países da Europa.”
Pedro Soares, diretor do Centro de Juventude de Braga, valorizou a polivalência das instalações do CJB, na medida em que proporciona todas as condições para iniciativas como a desta prestigiada rede estudantil. “Para além de um local para dormir, para fazer as refeições, para trabalhar em contexto de auditório ou salas de formação, o CJB cria também todo o contexto para a aprendizagem intercultural, a promoção dos valores europeus e da educação para os direitos humanos ”.
“Sabemos que com jovens como vocês, os valores europeus estão em boas mãos. E sabemos que vocês também sabem, como cuidar desta Europa, que estão prontos para o desafio que vamos enfrentar nos próximos anos”, frisou o diretor do Centro de Juventude de Braga, agradecendo a escolha do local para a realização desta assembleia.
Na sessão que decorreu no auditório do Centro da Juventude, Carla Ruivo, diretora para o ensino superior da Agência Nacional Erasmus+, Filomena Soares, vice-presidente da Educação e Mobilidade Académica da UMinho, e Juan Rayón Gonzales, diretor da ESN Internacional, partilharam da sensação de esperança e felicidade em acolherem estes jovens vindos de toda a europa, de diferentes contextos e culturas.
Este evento contou com o apoio do Município de Braga, Turismo de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, IPDJ, Universidade do Minho, Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e Associação Académica da Universidade do Minho.