Quinta-feira, Maio 30, 2024
24.8 C
Braga
BragaCentro da Juventude de Braga venceu Selo de Qualidade do Conselho da...

Centro da Juventude de Braga venceu Selo de Qualidade do Conselho da Europa

O espaço foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido na promoção de políticas de juventude.

© CM Braga

O Centro de Juventude de Braga recebeu, esta quinta-feira, o Selo de Qualidade para Centros de Juventude do Conselho da Europa, que premeia o espaço enquanto centro com características únicas para o desenvolvimento de ações no domínio da educação não-formal, do trabalho com jovens, da informação para jovens, da aprendizagem intercultural e da cooperação internacional.

“Trata-se de um reconhecimento do serviço prestado na promoção de políticas de juventude e do trabalho desenvolvido para e com os jovens da cidade e região de Braga em vários domínios, desde a sustentabilidade ambiental até aos programas pedagógicos. O selo é válido até 2026, sendo que este é o 15.º Centro a receber a distinção de entre 46 países representados no Conselho da Europa”, refere a Câmara Municipal.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que “o Centro de Juventude soube reinventar-se e dotar-se de condições de excelências, materiais e imateriais, para se afirmar como um espaço de Braga, da juventude, aberto ao mundo e que procura encontrar soluções para os grandes desafios globais”.

“A visão da Cidade e do Centro está totalmente alinhada com aquilo que são os objectivos e critérios do Conselho da Europa. O sucesso de trabalho aqui desenvolvido também se deve muito à articulação com todos os nossos parceiros que estiveram e estão sempre presentes neste percurso”, afirmou, sublinhando que “Braga soube ser, nos últimos anos, um espaço de diálogo intercultural”. “Queremos aproveitar este reconhecimento que muito nos orgulha para intensificar os esforços e garantir que a partir de Braga surgem novas formas de intervenção e políticas públicas”, acrescentou

Desde 2010, o Conselho da Europa distingue os Centros de Juventude com um Selo de Qualidade, mediante o cumprimento de 15 critérios que assegurem que estes são espaços seguros e inclusivos, onde os jovens podem participar activamente na vida social, cultural e política da comunidade.

Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga, recebeu o selo das mãos de Tobias Flessenkemper, chefe do Departamento de Juventude do Conselho da Europa.

Antes, Sameiro Araújo, vereadora Município de Braga, esteve presente na sessão de abertura da cerimónia, juntamente com o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, e a Coordenadora do Programa de Selo de Qualidade para Centros de Juventude do Conselho da Europa, Gordana Berjan.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES