Segunda-feira, Outubro 14, 2024
19 C
Braga
BragaCentro Ciência Viva de Braga com atividades gratuitas durante o verão

Centro Ciência Viva de Braga com atividades gratuitas durante o verão

© Centro Ciência Viva

Está de regresso a iniciativa “Ciência Viva no Verão” que tem várias ações programadas para o concelho de Braga, a decorrer até 15 de setembro de. O Centro Ciência Viva de Braga é a entidade promotora das ações no concelho.

O Centro Ciência Viva de Braga lança, também, pela primeira vez, um programa destinado a famílias. O “Verão em Família” terá workshops direcionados para famílias em áreas como impressão 3D, Fotografia, Património, Programação e Ambiente e ainda o habitual programa de “Férias com Ciência” para jovens dos 6 aos 12 anos.

As iniciativas do “Ciência Viva no Verão” são de participação gratuita, mas com registo no MyCiencia Viva, passaporte para todas as iniciativas da Ciência Viva. Só depois do registo, podem inscrever-se nas actividades.

João Vieira, diretor do Centro Ciência Viva de Braga, destaca a importância destas iniciativas que “são momentos de partilha do conhecimento onde todos podemos estar com um cientista a fazer ciência em diversos locais. Para além de se observar, com uma atenção diferente, o que nos rodeia, podemos questionar os cientistas e mesmo fazer experiências com eles”.

“Já se tornou uma tradição para muitas pessoas, neste período de verão”, disse o diretor, sustentando que o objetivo é “continuar a dinamizá-lo pela sua importância social e na cultura científica”.

O responsável salienta a importância destas ações, lembrando que já “são mais de 20 anos de atividades de Ciência no Verão, que esgotam todos os anos. A procura é mesmo muita e todas as ações simplesmente esgotam em poucos minutos. As famílias aderem a estas actividades todos os anos com muito entusiasmo. Os mais novos vibram muito na procura do conhecimento”.

As ações decorrem um pouco por toda a região minhota e são divididas em diversas temáticas. A primeira será já no dia 19 de julho com uma Observação Astronómica na Praia Norte, seguindo-se, no dia 20 de julho, uma sessão de Astronomia em Esposende, dia 21 de julho, no Mosteiro de Tibães, no dia 22 de julho, em Caminha, no dia 5 de agosto, em Pitões das Júnias, no dia 11 de agosto, no Bom Jesus do Monte, e no dia 12 de agosto, no Centro Ciência Viva dos Arcos de Valdevez. Nestas sessões, os participantes poderão observar galáxias, nebulosas ou até enxames muito ténues, com o auxílio de telescópios e o acompanhamento de astrónomos. Também será possível observar a Lua, planetas e outros objetos celestes que estejam visíveis no céu. Serão disponibilizados binóculos, folhetos e planisférios aos participantes inscritos e as sessões têm sempre início às 21:45.

Para além da Astronomia, o programa tem previstas, como é hábito, ações de Biologia e Geologia no Verão.

A primeira ação de Geologia decorre em S. Bartolomeu do Mar, no dia 19 de julho, sendo repetida na Praia Norte, no dia 5 de agosto. Nas ações de Geologia, os participantes poderão observar diversas áreas de afloramentos rochosos que nos contam histórias da evolução da terra. Estes afloramentos datam do paleozóico, quando o território era muito diferente daquilo que hoje se observa. “Nestas zonas tínhamos um oceano primitivo, onde atualmente podem ser observadas diversas formações geológicas desse período possibilitando aos participantes entender de que forma a terra evoluiu nos últimos milhões de anos. Poderão ainda observar, nestes afloramentos, indícios da biodiversidade do oceano Rheic”.

As ações de Biologia decorrem nos dias 1 e 4 de agosto, no Mosteiro de Tibães, onde os participantes poderão visitar a cerca do mosteiro que alberga inúmeras espécies de seres vivos. Nesta ação vão ser dados a conhecer aqueles que existem nos tanques de água e pela cerca. Guiados por biólogos do Centro Ciência Viva de Braga, os participantes vão poder descobrir a muita biodiversidade existente. Nos dias 2 e 3 de agosto a ação é no estuário do rio Cávado em Ofir onde os participantes farão um percurso pedestre pelos passadiços com paragens em pontos de observação de aves e identificação da fauna e flora do local. Poderão ainda observar as zonas de lamas, sapais e pântanos que são habitats muito importantes para uma grande quantidade de seres vivos percebendo que este estuário é usados nas rotas de migração e de reprodução de alguns peixes marinhos e também de água doce, funcionando como autênticas “maternidades”.

Nos dias 2, 3 e 5 de agosto os participantes podem ainda visitar as Poças de Maré em S. Bartolomeu do Mar, Esposende, onde vão explorar as zonas rochosas da praia de São Bartolomeu do mar e ficar a conhecer os organismos que habitam as poças de maré. A zona intertidal, entre marés, situa-se entre o nível mais alto da preia-mar e o nível mais baixo da baixa-mar, apresentando condições muito variáveis devido a emersões e imersões alternadas de acordo com o ciclo das marés. Estas zonas servem de refúgio para organismos mais pequenos e para muitas espécies animais e vegetais marinhas. Os horários, e as informações mais detalhadas sobre estas ações, podem ser consultados na página da Agência Nacional Ciência Viva no momento da inscrição.

O programa “Verão em Família” é a novidade do Centro Ciência Viva de Braga em 2023. Terá ações direcionadas para famílias em áreas como impressão 3D, Fotografia, Património, Programação e Ambiente. As ações decorrem durante um dia inteiro nos dias 7 e 9 de agosto (Património), 31 de julho e 16 de agosto (Fotografia), 22 e 28 de agosto (Biologia), 23 e 29 de agosto (3D) e ainda 24 e 25 de agosto (Programação)

O objectivo é que grupos familiares (pais, filhos e mesmo avós) passem um dia no Centro Ciência Viva em “workshops” de diversas temáticas aprendendo a modelar e imprimir em 3D, aprender as técnicas de Fotografia e a utilização de diversos equipamentos fotográficos, fazer visitas ao Mercado Municipal e ao Património de André Soares onde vão aprender também matemática, ter a possibilidade de aprender a programar, testar sensores electrónicos e usar robots e finalmente ter a possibilidade de conhecer melhor a biodiversidade da zona das Sete-Fontes com observação da fauna e flora em vários locais para além da observação ao microscópio de alguns materiais recolhidos.

Para além destas atividades, decorrem, ainda, nas instalações do Centro Ciência Viva em Gualtar, nas semanas de 17 a 21 de julho e de 24 a 28 de julho, as já habituais “Férias com Ciência” com um conjunto de atividades científicas temáticas onde, durante uma semana inteira, jovens dos 6 aos 12 anos terão a oportunidade de contactar com diversas áreas científicas, realizar experiências, fazer trabalho de campo entre outras atividades muito divertidas.

Estas ações terão custos associados e os interessados deverão fazer a sua inscrição através do site do Centro Ciência Viva de Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES