Quarta-feira, Maio 29, 2024
19.3 C
Braga
RegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto vai cozer pão à moda antiga na Casa do...

Celorico de Basto vai cozer pão à moda antiga na Casa do Moleiro

Iniciativa visa celebrar o Dia Nacional dos Moinhos.

© CM Celorico de Basto

Celorico de Basto vai cozer pão à moda antiga para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos, no dia 7 de abril. A iniciativa irá decorrer na Casa do Moleiro.

O Dia Nacional dos Moinhos existe com a intenção de preservar e valorizar o património histórico e cultural. Em Celorico de Basto “existe um valor incalculável de moinhos, que mantêm preservadas as técnicas tradicionais de moagem de cereais e que foram, em tempos, símbolos da agricultura, da economia local e do desenvolvimento das comunidades. Hoje, com o desenvolvimento tecnológico estas técnicas tradicionais de moagem são usadas quase d forma demonstrativa para que o saber fazer não se perca e se perpetue no tempo assim como este património e tudo o que lhe está associado”, aferiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

A celebração do Dia Nacional dos Moinhos começa logo pela manhã com a visita ao moinho de Perre, em S. Romão do Corgo. À tarde, a comunidade é convidada a meter “as mãos na massa” com o “cozer do pão à moda antiga”, na Casa do Moleiro, no Parque Urbano do Freixieiro, momento dinamizado pelo Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES