Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024
15.6 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto recebe Feira Anual de Santa Catarina

Celorico de Basto recebe Feira Anual de Santa Catarina

© CM Celorico de Basto

É já no próximo fim de semana que Celorico de Basto recebe a Feira Anual de Santa Catarina, que irá ter como destaque a Feira Franca, a Mostra Gastronómica e a Mostra Animal.

A animação começa esta sexta-feira com a Mostra Gastronómica, a decorrer no Mercado Municipal, com petiscos e muita animação. O caldo de nabos promete fazer as delícias dos visitantes numa altura “em que o inverno se faz sentir. As baixas temperaturas convidam a alimentos quentes e saborosos”, disse Maria José Marinho, cereadora da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Esta mostra gastronómica é a marca da inovação que temos vindo a acrescentar a esta feira anual. É um espaço de convívio, de festa, de alegria, onde as pessoas se juntam e desfrutam da melhor gastronomia ao som de boa música”, acrescentou.

No sábado e domingo, os visitantes poderão deambular pelas ruas de Celorico e comprar os mais variados produtos à venda na feira franca. Desde agasalhos, produtos agrícolas, árvores de fruto, e muito mais. A Santa Catarina “acontece relativamente próxima da quadra natalícia, sendo um excelente mercado para a compra das prendas de Natal, de agasalhos para passar o inverno, de árvores de fruto. A nossa vila enche-se de gente, de alegria, de tradição”.

Um dos momentos altos desta feira anual de Santa Catarina é a Mostra Animal no âmbito de um protocolo celebrado com a Casa do Agricultor de Celorico de Basto – Associação Agrícola. Uma atividade que decorre na eira da Quinta do Prado com um espaço para animais de grande porte e outro espaço para animais de pequeno porte. A exposição estará patente nos dias 25 e 26 de novembro e será um dos pontos de maior atratividade. “Esta feira sempre teve a tradição do concurso pecuário, a escassez de animais a concurso levou-nos a fazer um aprimoramento do evento, e a transformar o mesmo numa mostra animal, com a presença de animais de grande porte, como bovinos, e pequeno porte, como galináceos e outros”, aferiu Maria José Marinho.

Além da exposição animal estará em permanência um picadeiro promovido pela escola profissional Agrícola Eng Silva Nunes.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES