Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
9.5 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto recebe 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura

Celorico de Basto recebe 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura

© CM Celorico de Basto

Celorico de Basto vai receber a 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A fase municipal irá realizar-se a 1 de março, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, onde serão apurados os vencedores para a fase intermunicipal, que irá decorrer em Lousada, no dia 21 de abril.

A fase municipal do Concurso Nacional de Leitura é organizada pelo Município de Celorico de Basto através da Biblioteca Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas. Nesta fase, serão apurados três alunos por cada nível de ensino.

A Câmara Municipal celoricense explica que “as provas desta fase municipal serão elaboradas de modo descentralizado e com inteira autonomia, podendo apresentar modelos e estruturas diferentes entre si”.

Em Celorico de Basto, no 1.º ciclo, as provas irão versar na obra “O senhor do seu nariz”, de Álvaro Magalhães, o 2.º Ciclo incidirá no livro “O rapaz e o robô”, de Luísa Ducla Soares, o 3.º ciclo terá provas sobre “O meu pé de laranja lima”, livro de José Mauro de Vasconcelos, e, por fim, o ensino secundário terá a obra “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury.

Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “as nossas escolas têm feito um trabalho exemplar na promoção da leitura junto dos alunos, muito por força do grande desempenho das bibliotecas escolares, mas também da nossa biblioteca municipal, que apresenta um acervo literário único ao nível das maiores bibliotecas do país. Também, e diga-se, por força do patrono da nossa biblioteca, o professor doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que mensalmente encaminha inúmeros livros”.

A vereadora refere ainda que “este concurso visa, sobretudo, criar hábitos e gosto pela leitura, de forma lúdica e divertida”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES