Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
7.3 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto promove alimentação saudável no pré-escolar e primeiro ciclo

Celorico de Basto promove alimentação saudável no pré-escolar e primeiro ciclo

© CM Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto está a promover a alimentação saudável no pré-escolar e primeiro ciclo com dietas saudáveis, variadas e equilibradas assentes em produtos locais para moldar hábitos na alimentação.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, almoçou ontem na cantina do Centro escolar da Gandarela com os alunos daquela instituição.

Para o autarca, “a escola é um local privilegiado na promoção da saúde, nomeadamente com o ensino e prática de uma alimentação equilibrada e saudável. Os nossos centros escolares são um exemplo dessas boas práticas, com a confeção própria da alimentação. No futuro será privilegiado o consumo dos produtos locais, de preferência de produção biológica, contribuindo também para o incentivo à produção e escoamento”. O autarca, em funções como presidente desde o dia 18 de outubro, quis verificar a qualidade das refeições e mostrou-se muito satisfeito com a ementa apresentada no Centro Escolar da Gandarela. “Estou muito agradado com qualidade e quantidade da refeição escolar, as nossas crianças recebem diariamente uma alimentação rica e saudável crucial para o seu desenvolvimento físico e cognitivo”, disse.

Esta é uma área de interesse crescente pelo que serão adotados pelo Município, junto da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, projetos piloto para a introdução de alimentos saudáveis e sustentáveis nas refeições escolares. De forma concreta, serão incluídos na ementa um Hambúrguer de carne com Dop (Denominação de Origem Protegida), uma refeição vegetariana Bio e Fruta Local, estes projetos piloto pretendem contribuir para a melhoria da saúde pública, da sustentabilidade ambiental, incrementar a economia social e contribuir para a integração social. Para a Vereadora da Educação, Maria José Marinho, “esta proposta da CIM enriquece ainda mais a ementa dos nossos centros escolares, já orientada para a adoção de escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis, promovendo a diversidade dos produtos confecionados, numa valorização crescente dos produtos do território”.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS