Sábado, Novembro 27, 2021
8.6 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto marcou presença no Xantar

Celorico de Basto marcou presença no Xantar

© CM Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto esteve no 22º salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense, Espanha, e aproveitou o evento para promover a Festa Internacional das Camélias e o Vinho Verde da Região.

Associado ao Turismo Porto e Norte de Portugal, o Município de Celorico de Basto levou para o Xantar dois dos ex-libris do concelho, o Vinho verde e a Festa Internacional das Camélias, com o objetivo de promover estes produtos no mercado da Galiza.

Presente na ação promocional esteve a vereadora do Turismo de Celorico de Basto, Maria José Marinho, que olha para estes certames como alavancas para a promoção concelhia. “ A participação nestes certames é muito importante para a promoção do nosso concelho e daquilo que temos de melhor. Este ano, ainda em fase de contenção devido à pandemia, estivemos no certame para promover a nossa Festa internacional das Camélias, um dos eventos culturais mais atrativos e que se caracteriza pela forma como envolve toda a comunidade, e pela participação em massa de espanhóis, produtores e apaixonados por camélias. Uma festa que esperamos poder desenvolver nos trâmites normais no 3º fim-de-semana de março de 2022. Ao mesmo tempo, convidamos a Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes, a estar connosco nesta ação para apresentar uma marca da escola e do nosso território, o vinho verde, um produto de excelência, muito atrativo no mercado Espanhol”.

A promoção das camélias foi articulada com a entrega de flyers e distribuição de camélias de feltro desenvolvidas pelos utentes do Celorico a Mexer, programa da Câmara Municipal dirigido aos idosos.

A promoção do vinho verde decorreu com uma degustação na sala de provas, ação orientada pelo docente Luís Lapeira e os alunos da Escola Profissional e Agrícola Eng Silva Nunes, do curso de Restauração e Pastelaria, que aproveitam sempre esta iniciativa para conhecer um pouco mais da área de formação. O docente apresentou o vinho e as suas características próprias. “Apresentamos um vinho com as principais castas brancas, o Loureiro, Azal, Fernão Pires, Chardonnay que dão uma característica mais adamada ao vinho. O vinho verde é mais ácido por isso faz sentido usarmos castas que o tornem mais doce. No vinho rosado apresentamos a casta Padeiro de Basto e Espadeiro”. O Docente vê este certame como um espaço de conhecimento para os alunos do curso de Restauração e Bar. “Trabalhamos esta visita como uma visita de estudo onde permitimos que os nossos alunos possam adquirir novos conhecimentos na área de formação, perceber a grande oferta do mercado nesta área, cada vez mais em voga e crucial na promoção de qualquer território”.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS