Desde 1 de janeiro que os utentes de Celorico de Basto passam a dirigir-se ao Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, para a prestação de cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados.
Com a restruturação do Serviço Nacional de Saúde – SNS, o país passa a estar coberto por 39 ULS e 222 novas Unidades de Saúde Familiar de modelo B. Com esta reorganização foi criada a ULSAA – Unidade Local de Saúde do Alto Ave, que agrega os concelhos de Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras, Mondim e Celorico de Basto, servindo cerca de 270.000 utentes.
A nova Unidade Local de Saúde do Alto Ave vai ter como presidente do Conselho de Administração o médico Pedro Cunha, enqunato Clara Paz Dias será a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares. Na área dos cuidados de saúde primários, a direção clínica ficará a cargo do médico Domingos Freitas, especialista em Medicina Familiar e do Trabalho, e a direção de enfermagem será ocupada pela enfermeira gestora, com especialidade em Saúde Materna, Alcina Pereira da Silva, e o lugar de vogal executivo, com o pelouro financeiro, será ocupado por João Miranda.