Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
7.8 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto combate vespa velutina

Celorico de Basto combate vespa velutina

© CM Celorico de Basto

A Câmara de Celorico de Basto, em continuidade de todo o trabalho que tem vindo a desenvolver para o controlo da vespa velutina, acedeu ao projeto VIGIAVESPA e colocou hoje a armadilha entomológica fornecida pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Veterinária, junto aos Paços do Concelho, pendurada numa camélia.

“A participação nesta ação de vigilância, monitorização e controlo da vespa asiática é importante porque ao longo do estudo iremos poder tirar algumas conclusões, nomeadamente se a nossa estratégia de controlo desta praga tem sido executado convenientemente ou se teremos de mudar algum procedimento”, disse Domingos Teixeira, vereador do Ambiente do Município de Celorico de Basto. A vespa velutina contínua presente no território “com as populações cada vez mais preocupadas seja por uma questão de segurança, seja pela destruição massiva das colmeias e das culturas”, aferiu o vereador.

Esta armadilha entomológica será monitorizada quinzenalmente pelos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil que reportarão à entidade gestora do projeto os dados recolhidos.

Celorico de Basto está, neste momento, com todo o território concelhio coberto com armadilhas de vespas asiáticas com a intenção de controlar a propagação desta espécie invasora.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS