O Auto de Transferência de Saúde foi assinado hoje, na ARS Norte, entre o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, e o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Até à assinatura do auto de transferência, o autarca celoricense desdobrou-se em reuniões com a tutela por forma a encontrar as melhores soluções que beneficiassem “sobretudo as populações”. “Assumimos hoje esta transferência de competências depois de alinharmos de forma clara e objetiva com o Ministério da Saúde as reais necessidades para a correta execução das competências que agora nos estão afetas”, disse o autarca, José Peixoto Lima.
As transferências agora assumidas constam da gestão e manutenção das infraestruturas, nomeadamente o Centro de Saúde de Celorico de Basto e os postos de saúde na Mota, Fermil e Gandarela, instalações “com vários problemas estruturais, com equipamento obsoletos ou a precisar de manutenção, os espaços exteriores, o pessoal auxiliar e as viaturas afetas ao serviço”. “Foram meses de intensas negociações para conseguirmos criar condições para que os serviços de saúde em Celorico de Basto sejam mais eficientes e eficazes. Apesar dos serviços médicos e de enfermagem continuarem na tutela, temos a certeza que, com a correta gestão dos espaços e dos equipamentos, e a criação de unidades de saúde familiar a cobrir todo o concelho, iremos ter uma melhor saúde para toda a nossa população”, acrescentou o edil.
Desta transferência de competências consta também o pessoal da carreira “assistentes operacionais” e as viaturas de transporte.