As escolas básicas do concelho de Celorico de Basto receberam equipamentos desportivos para a prática do ténis.
A Associação Juvenil “A Pérola”, agora com uma vertente desportiva, tem vindo a articular esforços para consolidar a prática do ténis no concelho, objetivo partilhado com o Município de Celorico de Basto que, em uníssono, promoveram uma entrega de material desportivo direcionado ao ténis, aos alunos das escolas básicas dos 4 centros urbanos do concelho.
O objetivo é levar a modalidade às escolas, iniciativa aceite pelo Agrupamento de Escolas, para fomentar o gosto, desde tenra idade, mas também criar condições para que os jovens e adultos possam praticar este desporto.
“Esta é mais uma modalidade apoiada pelo Município de Celorico de Basto, uma atividade física com muitos benefícios para a saúde das crianças, jovens e adultos. Nas escolas básicas as crianças poderão praticar a modalidade nos polidesportivos que terão, a curto prazo, as redes fixadas e contarão com os professores de educação física do Município para ensinar a modalidade. Ao mesmo tempo cedemos o gimnodesportivo da Mota à Associação Juvenil ‘A Pérola’ e os recursos humanos necessários para que a modalidade possa estar disponível para os jovens e adultos que queiram ingressar pela prática deste desporto”, disse Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O autarca verificou que “esta é uma modalidade dispendiosa e por isso raramente praticada em escolas ou clubes contudo, com a entrega deste material, com os equipamentos e recursos humanos estão criadas as condições para que a mesma se pratique como desporto escolar”.
Este projeto do ténis prevê-se sustentável para as escolas mas é junto dos jovens e adultos que reside maior vontade e dificuldade de fomentar esta modalidade.
O presidente da Associação Juvenil “A Pérola”, Manuel Maria Afonso, olha para esta iniciativa como “um grande salto nos objetivos da associação”. “O nosso objetivo é fomentar a prática desportiva nas crianças, nos jovens e nos adultos. Efetivamente, esta associação existe há28 anos mas ao longo dos tempos promoveu atividades culturais e recreativas esporádicas e sem continuidade e achamos que, era tempo e momento, de ingressar para a vertente desportiva de criar ações perenes com longevidade e sustentáveis. Iniciámos com o gira vólei mas com a pandemia vimo-nos forçados a parar com as ações programadas. Entretanto, surgiu o ténis e com ele a parceria com o Município e a inclusão do Agrupamento de escolas e achamos que é agora que vamos despoletar os nossos objetivos. O ténis tem condições neste concelho para a sua prática, e queremos torná-lo mais acessível, permitindo a sua prática ao público em geral”, disse.
O centro de treinos para jovens e adultos localiza-se, numa primeira fase, no gimnodesportivo da mota, mediante inscrição, podendo de acordo com a adesão, promover-se em outros locais do concelho.
Este projeto do ténis é apadrinhado por 4 pessoas que contribuirão para a divulgação e promoção da atividade nos 4 centros urbanos do Concelho sendo eles, Rui Monterroso, Vera Carvalho, Xavier Martins e João Varejão.
Para Rui Monterroso, que esteve presente na ação de distribuição do equipamento desportivo, “este é um desporto muito completo e é importante que a nossas crianças possam praticá-lo sobretudo para as afastar dos telemóveis e jogos virtuais”. Efetivamente, “todas as atividades físicas e desporto escolar que invertam o sedentarismo das nossas crianças são sempre muito bem-vindas e têm que ser apadrinhadas”.
Este projeto conta, ainda, com o apoio do IPDJ, Instituto Português do Desporto e Juventude.