Sábado, Abril 13, 2024
23.4 C
Braga
AtualidadePolíticaCDU quer repor freguesias extintas em Braga

CDU quer repor freguesias extintas em Braga

© CDU

A CDU esteve em contacto com a população em Braga, na União de Freguesias de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães. Na ação participaram Sandra Cardoso, Vítor Rodrigues e Filipe Gomes. Marcou também presença Carmindo Soares, presidente desta União de Freguesias..

Durante a ação, Sandra Cardoso referiu que “a CDU vai ao encontro da reivindicação das populações que aspiram à reposição da sua freguesia”. Lembrando que “o distrito de Braga é o distrito com mais pedidos de reposição de freguesias entregues na Assembleia da República”, a candidata da CDU referiu que “o tempo que passou não apagou o forte sentimento de perda”.

“Há muitos problemas que persistem, problemas que foram criados quando o Governo PSD/CDS decidiu liquidar freguesias, ignorando as posições assumidas pelos órgãos autárquicos, agravando as desigualdades territoriais, que se mantiveram por responsabilidade do Governo PS”, sublinhou a cabeça de lista do partido pelo Círculo de Braga.

“A extinção de freguesias em geral não trouxe vantagens e os prejuízos foram imensos, criou problemas novos que não existiam, que se somam à imensidão de outros problemas que já afetavam as populações, e que contribuem para agravar as desigualdades territoriais. Traduziu-se num maior afastamento das populações do Poder Local Democrático, na diminuição da capacidade de resolução dos problemas e da representatividade dos interesses e aspirações das populações, no aprofundamento das assimetrias, na redução da participação popular e na redução de trabalhadores. As populações perderam identidade própria, a sua identidade histórica e cultural”, acrescentou.

A CDU lembrou que “a próxima Assembleia da República vai apreciar os pedidos de reposição entregues até dezembro passado, podendo o novo parlamento remover os obstáculos ao processo de reposição de freguesias existentes na lei atual”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES