Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024
12.3 C
Braga
InícioAtualidadePolíticaCDU quer medidas “prioritárias” para a despoluição do rio Cávado

CDU quer medidas “prioritárias” para a despoluição do rio Cávado

© CDU

Uma delegação da CDU, composta por Mário Figueiredo, Filipe Gomes e Ana Cabeleira, reuniu com a Associação A Barca, junto às margens do Cávado, em Barcelos.

Neste encontro, a CDU destacou a “prioridade” no investimento público e na coordenação entre municípios para despoluir o rio Cávado. “A CDU tem sido uma voz ativa no parlamento na defesa e preservação dos recursos hídricos, exigindo recursos humanos e materiais para a identificação de focos de poluição e a modernização das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com particular incidência nos concelhos contíguos à bacia hidrográfica do rio Cávado. Foram vários os alertas na Assembleia da República sobre a proliferação de plantas invasoras aquáticas, uma situação para a qual as alterações desreguladas do caudal ecológico, motivo pelo qual a CDU exige uma gestão  dos cursos de água que tenha em linha o equilíbrio dos ecossistemas”, refere em comunicado.

A CDU afirma que “a população de Barcelos há muito reivindica o investimento no usufruto público da zona ribeirinha a par da despoluição necessária. Continuaremos a persistir no reforço de meios humanos e físicos para garantir a monitorização e fiscalização dos cursos água, com vista à salvaguarda da qualidade água e da biodiversidade ribeirinha”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES