Sábado, Abril 13, 2024
18.4 C
Braga
AtualidadePolíticaCDU quer mais transportes públicos para o IPCA

CDU quer mais transportes públicos para o IPCA

© CDU

A CDU visitou o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde reuniu com a presidente Maria José Fernandes. Nesta ação estiveram Sandra Cardoso, Inês Rodrigues, Carmo Cunha e Manuel Carvoeiro.

Em comunicado, a CDU sublinha que o IPCA “é uma instituição de grande importância para a região, com mais de 7000 estudantes, que oferece cursos de licenciatura, mestrados, especialização tecnológica, pós-graduação, em regime diurno e pós-laboral. Constituído por quatro escolas, Escola Superior de Gestão, Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior de Design, Escola Superior de Hotelaria e Turismo, com pólos em diferentes concelhia do distrito de Braga. O IPCA é uma instituição de ensino superior público que realiza atividades nos domínios de formação graduada e pós-graduada, com a preparação de profissionais com elevado nível de qualidade. Nos últimos anos, o IPCA tem registado um aumento significativo do número de alunos”.

Sandra Cardoso afirmou que “no encontro foram partilhadas com a delegação da CDU preocupações sobre a situação de sub-financiamento em que se encontra a instituição, tendo em conta que o financiamento público que lhe é atribuído é manifestamente insuficiente para as necessidades de funcionamento e de investimento existentes. Pese embora o investimento em curso construção de uma nova residência, continua a ser insuficiente a oferta pública de alojamento para estudantes”.

A cabeça de lista da CDU referiu que “a falta de oferta de transportes públicos é hoje um dos principais problemas verificados, sendo constatada a carência na oferta, nomeadamente ao nível ferroviário, tendo em conta a persistência da não concretização das ligações necessárias no quadrilátero Barcelos-Braga-Guimarães-Famalicão-Barcelos. A falta de transportes públicos que liguem os vários concelhos deste distrito, também em horário noturno, é um dos fatores que afasta estudantes da frequência do ensino superior”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES