A CDU promoveu, na Praceta Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, uma tribuna pública sobre o Direito ao Desporto. Estiveram presentes, entre outros, os candidatos Torcato Ribeiro, cabeça de lista da CDU no distrito de Braga, e Tânia Silva, candidata do referido concelho.
Nas palavras de Torcato Ribeiro, foi destacado o papel “insubstituível dos clubes desportivos e de todo o movimento associativo na promoção e desenvolvimento da prática desportiva federada, assegurando o apoio do Estado em meios materiais, humanos e financeiros”.
Tânia Silva sublinhou que a “democratização da prática desportiva só será possível quando se obedecer a um projeto devidamente estruturado, em que os intervenientes participem ativamente, respondendo a toda a população com o direito à prática desportiva para todos”. A candidata rematou a sua intervenção afirmando que “é tempo de lutar e de mobilizar todos aqueles que querem romper de forma séria e comprometida com as políticas do passado, que evidenciam as desigualdades, as discriminações, as difíceis condições de vida do homem e da mulher no trabalho, na família, na cultura e no desporto”.
A CDU considera que “é urgente concretizar um processo de autêntica democratização atividade física, que assegure à generalidade da população condições de acesso em igualdade à prática desportiva regular, dando resposta às necessidades concretas nas etapas de vida de mulheres e homens, de forma integrada com os processos de educação, formação, cultura, sociabilização, saúde e qualidade de vida”. Para a CDU, a Educação Física e o Desporto “são meios de valorização humana e fator de desenvolvimento da personalidade e democratização da vida social”.