Sábado, Agosto 13, 2022
16.8 C
Braga
InícioAtualidadeCartoons de Adão Silva dão origem a livro

Cartoons de Adão Silva dão origem a livro

© Adão Silva Cartoons & Caricaturas

No próximo dia 11 de fevereiro, às 21:15, é lançado no Museu Pio XII, em Braga, o livro do cartoonista Adão Silva, intitulado “Que Mundo Este!”.

De acordo com o Cónego Paulo Abreu, diretor do Museu Pio XII, “com ele se perpetua a exposição de cartoon’s que esteve patente na Torre Medieval do Museu Pio XII e que, antes disso, viu a luz do dia no jornal Diário do Minho. Aos cartoon’s juntam-se desenhos da coleção “As 7 diferenças”, escolhidos de forma a proporcionar ao leitor um conhecimento dos principais monumentos da urbe”.

O humorista percorre, em mais de duas centenas de cartoon’s, temas da política local, nacional e internacional, facetas do desporto, questões religiosas, dramas da sociedade, como é caso recente da Covid-19, personagens que marcam a atualidade em vários setores da vida social.

“O humor é uma forma inteligente de retratar a vida real, com os seus artífices, com os méritos e deméritos deles, com o que edifica ou aquilo que simplesmente faz rir, ou então chorar. Mas o sentimento prevalente é o da boa disposição. Não perde acuidade a expressão latina ‘ridendo castigat mores’, ou ‘castigat ridendo mores’, com possível tradução: ‘corrige os costumes sorrindo’, princípio básico de qualquer boa comédia. É então pela via da comédia que Adão Silva responde à questão: “Que Mundo Este?!”, contou o Cónego.

Este é o sétimo volume da coleção “Artistas de/em Braga”, espécie de monumento gráfico erigido em honra e gratidão a quantos engrandecem com o seu talento a “Cidade dos Arcebispos”. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS