O grupo de Braga Canto D’Aqui atua a 19 de maio num dos mais importantes palcos da Galiza, o Teatro Colón da Corunha. O espetáculo inicia pelas 20:00 (hora local), contando com o apoio do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho (CEG) e do Município de Braga.
Acompanhados pela cantora galega Iria Estévez e pelo guitarrista e compositor Pedro Jóia, os Canto D’Aqui rumam novamente além-Minho com o seu repertório, em que destacam músicas de José Afonso, a tradição minhota ou as referências às sonoridades galegas.
Apresentado pelos atores Fran Rei e Isabel Risco e com bilheteira quase esgotada, o “Tributo a Zeca Afonso e Rosalia de Castro” promete ser um importante espetáculo de confraternização musical galego-portuguesa.
Dia das Letras Galegas em Braga
A iniciativa insere-se na programação do Dia das Letras Galegas. Neste âmbito, o CEG da UMinho está a promover até 20 de maio, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a exposição “Camiñando con Ramón Sanfiz coñecemos a Francisco Fernández del Riego”.
Nos últimos dias foi também aí apresentado o documentário “Inês, aquilo que nos une”, com momentos musicais da cantora e autora do documentário, MJ Pérez, e de membros dos Canto D’Aqui.