Quinta-feira, Junho 20, 2024
20.6 C
Braga
AtualidadeCandidaturas abertas para o Prémio Victor Sá de História Contemporânea

Candidaturas abertas para o Prémio Victor Sá de História Contemporânea

© UMinho

O Conselho Cultural da UMinho encontra-se com candidaturas abertas, até 29 de setembro de 2023, para o prestigiado Prémio Victor Sá de História Contemporânea. Este galardão é considerado o mais importante do país para jovens investigadores da área e conta com o apoio do Município de Guimarães.

Com um valor pecuniário de 3.500 euros, o Prémio Victor Sá de História Contemporânea destina-se a cidadãos portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que completem 37 anos de idade até 31 de dezembro de 2023. Os trabalhos a concurso devem abordar a História Contemporânea Portuguesa, a partir de 1820, e devem estar escritos em língua portuguesa. Além disso, devem ser originais, datilografados ou publicados entre 2022 até 29 de setembro de 2023. As candidaturas devem ser entregues pessoalmente ou por carta ao Conselho Cultural da UMinho, localizado no Largo do Paço, em Braga.

O anúncio do vencedor e da obra premiada está previsto para o final deste ano. Caberá ao júri, composto por três especialistas nesta área, decidir sobre a eventual atribuição de menções honrosas, no valor de 500 euros. Nas edições anteriores, o prémio foi concedido a académicos como Fernanda Rollo, ex-secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Miguel Cardina, que recebeu uma bolsa de 1.4 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação.

O Prémio Victor Sá de História Contemporânea foi criado em 1991 na Universidade do Minho, através de uma doação do professor e historiador Victor de Sá (1921-2003). Esta é a 32ª edição do prémio, que é reconhecido como de interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio de mecenas públicos e privados. Para obter mais informações, os interessados podem consultar o site www.conselhocultural.uminho.pt.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES