Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioBragaCandidatos da coligação das freguesias da cidade querem “mais segurança” em Braga

Candidatos da coligação das freguesias da cidade querem “mais segurança” em Braga

© Juntos Por Braga

Os candidatos pela coligação Juntos por Braga, Daniel Pinto, Firmino Marques, Luís Pedroso e Miguel Pires, reuniram com o Comando Distrital da PSP para abordar “um conjunto de assuntos de interesse comum”, para as juntas de freguesia que abarcam o centro histórico.

Firmino Marques introduziu os temas da reunião, dando nota do “objetivo das estruturas de segurança e respetivas áreas de intervenção, que servem o nosso concelho, evidenciando preocupação quanto aos constrangimentos de que as referidas estruturas sofrem, nomeadamente no que diz respeito aos meios humanos e materiais”.

Numa ótica de complementaridade, o candidato a Maximinos, Sé e Cividade, Luís Pedroso, recordou “uma reunião já realizada com os presidentes de junta onde foram traçados objetivos comuns que, “incompreensivelmente, apenas se realizaram num território específico”. Nesse sentido, salientou que “o tratamento no centro urbano deve ser igual, sem exceções, no que diz respeito ao policiamento de proximidade”. A aquisição de mini-fardas para projetos pedagógicos comuns a todas as freguesias também foi invocado pelo candidato, que aproveitou para recordar “as problemáticas que precisam de novas formas de resolução, nomeadamente na violência doméstica e a segurança no centro da urbe”.

Miguel Pires tomou a palavra para destacar “problemas da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, no que diz respeito à constante necessidade e solicitação de policiamento no centro histórico para um território mais seguro”. 

Daniel Pinto renovou o “interesse na retoma do polícia de proximidade”, demonstrando que esta prática ainda hoje é “reconhecida pelo interesse público” bem como o projeto “Escola Segura”. Para o candidato a São Vicente, “é urgente retomar a imagem de policiamento junto às escolas, conferindo segurança às mesmas nas suas áreas circundantes”. 

O candidato de São Victor deu nota do “compromisso assumido pelos quatro candidatos em áreas comuns, tornando-se urgente e necessário juntar esforços para respostas transversais, em várias temáticas como a ação social, educação e segurança”. Firmino Marques focou a questão dos “resultados comprovados em outras cidades, na instalação de equipamentos protetivos de vídeo vigilância em alguns pontos do centro da cidade, de forma a combater a criminalidade e aumentar a segurança e bem-estar da população”. 

Por fim, os quatro candidatos deram nota da “total solidariedade para com as forças de segurança no que concerne ao subsídio de risco atribuído pelo Governo”, muito “aquém” das suas expectativas.

A união entre as quatro autarquias representadas ficou marcada pela “atuação em conjunto para estas áreas fulcrais com o compromisso de, no futuro se manterem reuniões regulares conjuntas”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS